Vamos cuidar da saúde mental?

Vamos cuidar da saúde mental?

E aí medaholic, sabadão, o que você está aprontando? Está tudo certo com sua organização nos estudos? Esperamos que sim.  Estudar, comer bem, fazer atividade física, encontrar amigos, ter vida social, tudo isso é importante. Mas responde uma coisa aqui rapidinho: como está sua saúde mental?  De uns anos para cá a sociedade de forma geral tem debatido muito temas como a saúde mental. E pensando em te ajudar, vamos entender um pouco mais sobre o que é saúde mental e como cuidar dela, e como ela pode ajudar ou atrapalhar seu desempenho nos estudos?

Pressão externa na escolha da profissão

De acordo com a psicóloga Lavínia Andrade, a pressão para os estudos e a escolha do curso que o aluno vai fazer, começa ali entre o 9° ano, e a entrada no ensino médio de fato.

O estudante é bombardeado com muitos conteúdos, vários cursos extracurriculares, e nessa faixa etária, (dos 16 aos 18 anos), é muita pressão e cobrança, o que acaba afetando a qualidade da saúde mental desse aluno.

O que é saúde mental:

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Quando falamos de saúde mental, falamos de aspectos físicos também, alimentação, atividade física.

Cuidar da saúde mental é tentar equilibrar as atribuições pedagógicas com os outros aspectos.

O que pode acontecer:

Podem fazer escolhas sem clareza, e que não trazem bons resultados, por exemplo: não ter um planejamento estratégico, ter grande aquisição de atividades, achando que está produzindo muito, porém onde está a qualidade?

É necessário que esse aluno tenha clareza de como ele pode estudar com qualidade, qual curso de fato ele quer entrar, e como ele pode lidar com suas emoções.

“Não adianta entender TRI, o assunto de matemática, de linguagens, se esse aluno não sabe entender, sentir suas emoções, ter inteligência emocional, em algum momento saber todo conteúdo e não estar em equilíbrio com as emoções vai prejudicar o resultado final.” Afirma Lavínia

Além disso, o aluno precisa aprender a lidar com as emoções para a vida, não só os meses que antecedem a determinada prova. para ser um bom profissional, para ser um bom aluno, para lidar com as adversidades da vida, é preciso cuidar da saúde mental.

Ansiedade de Prova

Estar alinhados com os aspectos importantes do seu cotidiano é essencial para que você consiga fazer sua prova da melhor maneira possível.

Você é um aluno que é organizado, estuda, come bem, dorme bem, mas quando chega na semana da prova, ou no dia que antecede, você paralisa, “dá aquele branco” e agora? Isso pode ser um gatilho da ansiedade, e um alerta do seu corpo dizendo: olha suas emoções não estão controladas, onde está sua saúde mental?

Percebe como é muito importante, além da organização de estudos, ter equilíbrio com todos os setores para que seu desempenho seja o que você desejou, que você se preparou e que você é capaz de conseguir.

Dicas bônus para cuidar da saúde mental:

• CLAREZA NAS METAS
  • PLANO DE AÇÃO – NÃO ADIANTA FAZER TUDO AO MESMO TEMPO