Vamos te ensinar a criar o hábito de estudar

Olá, tudo bem? Você que é novo por aqui, seja bem-vindo, e você que é novo na rotina de estudos para chegar no objetivo que é passar em uma escola médica, seja bem-vindo também.

Aqui nós partilhamos de dicas, curiosidades, matérias, notícias voltadas para o universo de quem sonha e vai entrar em uma escola médica.

Nosso público é diverso e sabemos que alguns estudantes estão nesta jornada sozinhos, por isso nós estamos aqui para dar aquele help, de como se preparar melhor para passar em medicina.

No post de hoje vamos falar sobre como criar o hábito de estudar, como esta dica pode te colocar na meta do seu objetivo real, lembrando que depois que você passar em uma escola médica, os estudos na universidade continuam viu? Então salva essa dica de ouro para este momento e o momento de glória, já diria o saudoso Chorão da banda Charlie Brown Jr, “dias de luta, dias de Glória”, e vamos no foco porque a glória ela vai chegar!!!

COMO CRIAR HÁBITO DE ESTUDAR?

Segundo o dicionário a palavra hábito significa:

”Ação que se repete com frequência e regularidade;

Comportamento que alguém aprende e repete frequentemente;

Maneira de se comportar; modo regular e usual de ser, de sentir ou de realizar algo;

Prática repetida que se torna conhecimento ou experiência.”

Dito isso, podemos ter uma ideia de como é importante ter o hábito de estudar, e de como criar esse hábito, principalmente para vc caro colega e que deseja passar em medicina.

O hábito é um comportamento aprendido que pode ser repetido conscientemente ou não, por exemplo, tomar banho, escovar os dentes, é uma ação espontânea, e nosso cérebro entende essa repetição de atividades. Quando criamos um hábito nosso cérebro entende que não é uma atividade nova, e poupa energia, para dar ênfase em outras coisas novas que podemos aprender.

Quando temos intimidade com ações, criamos mais confiança, porque já estamos habituados com essa atividade que estamos realizando.

Veja como isso é importante para o seu processo de estudo, até porque não damos conta de várias coisas da noite para o dia, nossa cabeça não é um computador com um processador super rápido, se bem quem dias que gostaríamos que fosse assim não é mesmo?

Separamos algumas dicas para você ficar por dentro de como criar o hábito de estudar.

• Crie um cronograma de estudos.

Primeiro você precisa ter em mente o que você vai estudar naquele dia, e como criar um cronograma de estudos.

Além de estudar o que mais você vai fazer? Leve em consideração seu aprendizado, sua realidade, qual rotina de estudo é melhor para você? O processo de aprendizagem é individual.

Ao criar um cronograma vc ganha qualidade no aprendizado e tempo.

• Estabeleça metas reais

Essa rotina/metas de estudos é importante porque além de dar um norte, vai te dar o feeling do que você precisa estudar, quanto tempo demanda, e quais outras coisas além estudo você pode fazer durante seu dia sem sentir culpa, ou achando que não fez o suficiente.

E lembrando sempre: qual o seu objetivo?

• Determine o tempo de estudo

Criar o hábito de estudar é diferente de passar o dia todo com a cara nos livros, isso não vai medir sua produtividade, e muito menos sua aprendizagem.

Comece no seu ritmo, estudou 1h hoje? Amanhã vc estuda 2h e assim vai.

Só não esqueça de fazer pausas, de beber água, fazer uma atividade física, pode não parecer, mas essas pequenas coisas fazem a diferença na qualidade e no tempo de estudo.

• O local de estudo

Escolha um local calmo, tranquilo, confortável, e que evite distrações isso ajuda na concentração, te dá uma sensação de bem estar, o estudo flui com mais facilidade.

• Não procrastine!

Querido colega, não acumule conteúdo, não deixe para estudar amanhã o que você programou para estudar hoje. Quando vc acumula muito conteúdo, pode te dar uma sensação de desorganização e de que vc não vai dar conta de tudo. Essa é receita para ansiedade, e desmotivação.

• Realize atividades de lazer

Estudar é importante? Muito! Mas saber fazer pausas, e fazer outras atividades é muito importante. Vá ao cinema, faça uma caminhada, leia um livro que foge do universo que vc está estudando. Faça uma atividade física, vá liberar endorfina, melhora o humor, a qualidade do sono e a disposição.

• Lembre-se: existe uma linha de chegada

Rotina de estudos pode ser cansativos, mas lembre-se do seu objetivo: passar numa escola médica. Seu esforço será recompensado. Mantenha o foco e a leveza. Vai dar tudo certo.