Até o dia 7 de junho estudantes de todo o país podem realizar sua inscrição no Enem 2024. Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante e preencher os dados necessários para concluir as etapas pedidas pelo portal para finalizar o cadastro.
Essas etapas servem para que o candidato informe uma série de dados pessoais, escolares e socioeconômicos. Isso vai garantir que o INEP o direcione a um local de prova o mais próximo da sua casa.
Embora seja fácil, muitos estudantes ainda sentem dúvidas de como preencher as etapas pedidas pelo processo seletivo. Por isso, neste texto indicamos todo o passo-a-passo para realizar a inscrição no exame. Portanto, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre as etapas da inscrição.
Passo-a-passo inscrição Enem 2024:
1 – Primeiro passo
O primeiro passo é acessar a Página do Participante. Após selecionar a opção INSCRIÇÃO, a página vai pedir o número do seu CPF e data do seu nascimento. Em seguida, a página puxará seus dados na Receita Federal, como o nome da sua mãe. Confira os dados e prossiga para a próxima página.

2- Confirme a paternidade
Esta etapa não é obrigatória. Portanto, caso não queira declarar, basta selecionar a opção “Não quero declarar”, clicar em “Próximo” e dar continuidade a inscrição.

3. Características Físicas
Na terceira etapa da inscrição, é o momento de indicar suas características físicas e nacionalidade. Essa etapa é necessária para que o INEP identifique quem é o candidato do Enem 2024 que está realizando a inscrição.
Brasileiro Naturalizado
Ao indicar o tipo de nacionalidade, os candidatos poderão escolher entre 4 tipos: “Brasileiro”, “Brasileiro Naturalizado”, “Estrangeiro” e “Brasileiro Nato Nascido no Exterior”. É nesta opção que muita gente tem dúvida, especialmente com a opção “Brasileiro Naturalizado”.

Esse termo indica pessoas que adquiriram a nacionalidade brasileira por meio de um processo de naturalização. Ou seja, uma pessoa que não nasceu no país e decidiu, voluntariamente, se tornar brasileira através de um pedido ao governo federal.
4. Indique o seu Local de Nascimento.
Em seguida, será necessário incluir o CEP do seu endereço atual. Caso não saiba o seu, a página redireciona o usuário para o site dos Correios. Assim, para descobrir o CEP da sua rua, basta digitar o endereço completo na barra de busca dos Correios.
5. Indicar a necessidade de Recursos de Acessibilidade
Os candidatos podem solicitar diversos recursos de acessibilidade disponíveis para o Enem durante o período de inscrições. Portanto, se você precisa desses recursos, fique atento a essa opção ao realizar sua inscrição.

Além disso, também é possível solicitar um atendimento especializado. Esse atendimento é voltado a pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, entre outros tipos. Quando esse atendimento é solicitado, é necessário que a prova ou o local de realização passe por uma espécie de adaptação, como sala de fácil acesso e apoio para pernas e pés, para pessoas gestantes e idosos; tradutor-intérprete de LIBRAS, para pessoas com deficiência auditiva ou surdez, entre outros tipos de recursos.
Caso não seja o seu caso, basta selecionar a opção “Não preciso” e seguir a inscrição normalmente.
🚨Quer fazer o ENEM mas ainda não sabe como vai se sair na prova? tem material gratuito do Grupo A para você. Clique nesse link e tenha acesso a uma prévia do livro “1001 questões para fazer antes do ENEM“.
6. Indicar necessidade do uso do Nome Social
O tratamento pelo Nome Social é um direito estabelecido a partir do Decreto n° 8.727, de abril de 2016. Este ano, o Nome Social deve ser cadastrado primeiro na Receita Federal do Brasil, neste caso, a própria base de dados do INEP irá identificar.

Caso ainda não tenha feito o registro do Nome Social, prossiga com sua inscrição normalmente. No entanto, faça o registro junto à Receita Federal antes de finalizar o prazo das inscrições e informe na Página do Participante.
7. Escolha a Língua Estrangeira

Uma das áreas do conhecimento da prova do Enem, é a Língua Estrangeira. São 5 questões de Espanhol ou Língua Inglesa, cabe ao candidato escolher.
8. Onde realizar a prova?

No momento da inscrição, indique o lugar no qual deseja realizar a prova. Calma, você não vai escolher o colégio onde irá realizar o exame, mas sim o Estado e a cidade de sua preferência.
9. Finalize sua inscrição
Você chegou à etapa final. Viu como foi fácil? Agora é só selecionar “Enviar inscrição” e gerar o boleto para o pagamento. A taxa de pagamento da edição deste ano é de R$85 e os estudantes isentos não precisam realizar o pagamento.

Estudantes do RS também estão isentos
Os candidatos moradores das cidades do Rio Grande do Sul terão o calendário de inscrição do Enem estendido. Além disso, também estarão isentos da taxa de pagamento do exame. Essa medida foi tomada para não prejudicar os estudantes da região. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no início do mês de maio.
Entenda sobre as novas datas do Enem 2024 para os estudantes do RS:
MEC avalia novo prazo de inscrição no Enem 2024 para estudantes do Rio Grande do Sul
Site falso do INEP
Nos últimos dias, estudantes denunciaram a existência de um site falsificado semelhante ao site do INEP. O link para o site aparecia nas buscas de pesquisas pela Página do Participante oficial e imitava todas as características do site oficial, inclusive o mesmo bot de inteligência artificial.
Os estudantes relataram estranhamento logo na página inicial. Embora utilize a mesma inteligência artificial para comunicação com o usuário, diferente da página oficial do INEP, na página falsa, não há identificação de elementos.
Além disso, há relatos de pessoas que concluíram a inscrição na página falsa, que suspeitaram da falta de confirmação do pagamento do boleto. A Polícia Federal está investigando o caso e o link do site já foi retirado do ar.
Calendário Enem 2024
- Inscrições: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
- Pagamento da taxa de inscrição: de 27 de maio a 12 de junho de 2024;
- Pedido de tratamento pelo nome social: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
- Solicitação de atendimento especializado: de 27 de maio a 7 de junho de 2024;
- Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17 de junho de 2024;
- Recurso para pedidos negados: de 17 a 21 de junho de 2024;
- Resultado do recurso: 27 de junho de 2024;
- Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada;
- Aplicação do Enem: 3 e 10 de novembro de 2024;
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024;
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.
Saiba mais sobre o Enem 2024. Confira nossas últimas matérias:
- Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição já está abertopor Danylo Rodrigues
- CREMERJ estabelece regras para normatizar descanso médicopor Alex Lucas Silva
- Qualidade dos cursos de Medicina no Brasil preocupa: só 40% atingem notas adequadas, aponta MECpor Karla Thyale Mota
- Governo estuda realizar cirurgias da fila do SUS em hospitais da rede privadapor Cleiton Alberto
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.