Ingressar em um curso de medicina é o sonho de vários brasileiros. Os motivos podem ser: vocação, status, estabilidade… Acontece que a caminhada até ingressar no curso, para alguns, pode ser um pouco difícil. Recentemente o governo lançou o Fies Social e isso tem dado o que falar.
O Fundo de Financiamento Estudantil foi responsável por permitir o acesso ao ensino superior a diversos brasileiros. A possibilidade de ingressar em uma Instituição de Ensino Superior podendo se planejar financeiramente foi o que abriu portas para muitas pessoas, mas também veio acompanhada de dívidas.
Por conta disso, o programa já passou por algumas reformulações, como o Novo Fies. Agora nós temos mais uma modalidade do programa de financiamento dando as caras: o FIES Social
Leia o texto completo e entenda o que é o Fies Social e o que muda com o novo programa.
Como Funciona o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo brasileiro que visa facilitar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. Ele é voltado para estudantes que não têm condições financeiras de arcar integralmente com as mensalidades de cursos em instituições privadas.
O funcionamento do FIES é relativamente simples. Primeiramente, o estudante interessado deve se inscrever no programa, fornecendo informações sobre sua renda familiar e escolhendo o curso e a instituição de ensino desejados. Em seguida, o Ministério da Educação (MEC) avalia as informações fornecidas e, caso o estudante atenda aos critérios estabelecidos, ele poderá ser selecionado para o financiamento.
Durante o período de curso, o estudante não precisa se preocupar com o pagamento das mensalidades, pois elas são financiadas pelo programa. Após a conclusão do curso, o estudante tem um prazo de carência de até 18 meses para começar a pagar o financiamento. Esse prazo pode variar de acordo com a situação financeira do estudante.
Você pode conferir mais detalhes sobre o FIes em nossa outra matéria:
Como funciona o FIES: entenda o Fundo de Financiamento Estudantil
O FIES Social
No dia 16 de fevereiro de 2024 o MEC publicou no Diário Oficial da União a resolução que define o FIES Social. A medida foi criada para reforçar o compromisso social do programa. Esse compromisso é estabelecido ao proporcionar acesso ao ensino superior aos estudantes de baixa renda.
O grande diferencial do programa é a possibilidade de financiar o curso em até 100%.
Se com o Programa base, o Fundo de Financiamento Estudantil, era possível cobrir apenas o valor limite, com o FIES Social o aluno está isento do pagamento total das mensalidades durante o período de graduação.
Como citado pela Melhores Escolas Médicas anteriormente, essa reformulação já vinha sendo pensada há um tempo.
Você pode conferir mais detalhes na matéria abaixo:
E o que mudou?
- Primeiramente devemos falar da principal característica dessa versão, que é o financiamento de 100% do valor da mensalidade para quem possui renda per capita de meio salário mínimo.. Isso considerando o teto para medicina e demais cursos.
- Outra grande mudança é que em cada processo seletivo do FIES será reservada 50% das vagas para quem tem renda per capita de até meio salário mínimo e estarem inscritos no CAD Único.
- No caso de não preenchimento de vagas de acordo com os critérios estabelecidos, as vagas restantes serão distribuídas primeiramente aos estudantes que se adequam ao Fies Social e após isso à ampla concorrência.
Quando o FIES Social entra em vigor?
Essa nova modalidade entrará em vigor no segundo semestre de 2024. O Edital do Fies já está disponível e você pode conferir as datas abaixo:
- Inscrições – 12/3 a 15/3
- Resultado da pré-seleção – 21/3
- Complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados – 22/3 a 26/3
- Lista de espera – 28/3 a 30/4
Vale a pena financiar o curso de medicina?
Será que o financiamento é o que você realmente está buscando? Financiar um curso exige de você bastante organização e controle, ainda mais se o curso for medicina, que tem uma mensalidade bem salgada.
Para te ajudar a pensar sobre esse assunto, nós preparamos uma matéria especial para você. Confira abaixo:
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasil
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025
- Confira as menores notas de corte em Medicina no Nordeste
- Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; confira
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.