Estudos e cuidados com a saúde mental

Priorizar os estudos é algo que está sempre em pauta entre aqueles que desejam conquistar uma vaga nos cursos do sonho. Investir no seu futuro através dos estudos é a forma mais sensata de colher frutos no futuro, mas para fazer isso corretamente é necessário reservar um tempo para você e repensar a sua saúde mental.

Estudar é essencial para conseguir um bom desempenho em qualquer prova, mas estudar ao ponto de sacrificar noites e mais noites de sono não é a maneira mais saudável de alcançar os resultados desejados. A ansiedade também é outro fator que pode te prejudicar bastante, sabia? Ter um certo nível de controle sobre as suas emoções pode te ajudar a ter uma pontuação mais alta no vestibular.

Anota todas as nossas dicas que você vai conseguir arrasar em qualquer prova. Vamos lá?

Rotina de Estudos

Como a base da jornada de um estudante se baseia nos estudos, nada melhor do que começar por esse tópico. É importante montar um cronograma de estudos bem estabelecido para criar uma rotina funcional que esteja de acordo com seu dia-a-dia. Esse cronograma deve estar de acordo com suas forças e fraquezas relacionadas às matérias.

O que é preciso para começar a se organizar? Comprometimento!!

Comprometimento: com você, com seu sonho, e com o processo de estudar. As Melhores Escolas Médicas está aqui para te ajudar, e você precisa ter consciência de tudo que vai acontecer daqui para frente. Por isso, com esforço, trabalho e vivenciando essa estratégia de maneira correta, sim, você é capaz

Existem pessoas que estabelecem rotinas só para alguns eventos específicos da vida, outras que se sentem perdidas e não funcionam de jeito nenhum sem uma rotina, ainda existem as que não conseguem manter nenhum tipo de rotina e acabam se perdendo totalmente nelas, como eu. É possível criar rotina (ou não) para tudo na vida, mas vamos focar na dos estudos.

Você já deve ter ouvido algum vestibulando falar sobre a rotina de estudos dele. Mas por que será que elaborar e seguir uma rotina bem estabelecida é tão importante para quem deseja ter bons resultados no processo de aprendizagem? Vamos por partes.

O que é uma rotina de estudos?

Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora.

Essa é uma rotina básica que seguimos quase mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil.

Tem material nosso que pode te ajudar a montar uma ótima rotina

Planner da Duda

Qual a importância de uma rotina de estudos?

A rotina de estudos funciona como uma espécie de mapa que funciona como um passo a passo, um guia para o estudante seguir e organizar seus estudos sem se perder. Além disso, permite que o estudante crie a sua própria autonomia e aprenda a conciliar os acontecimentos e obrigações do seu dia a dia, com os estudos.

A prática de estudar começa a se tornar um hábito e, quando a rotina é organizada de forma saudável, o estudante consegue absorver os conteúdos com mais eficiência, sem sobrecarga.

Aqui vai uma lista dos benefícios:

• Ajuda a ter foco;
  • Aumenta a autoconfiança e autonomia;
  • Amplia a capacidade de concentração;
  • Eleva a produtividade e desempenho;
  • Evita a sobrecarga.

Saúde Mental

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Quando falamos de saúde mental, falamos de aspectos físicos também, alimentação, atividade física.

Cuidar da saúde mental durante os estudos é tentar equilibrar as atribuições pedagógicas com os outros aspectos.

O que pode acontecer na falta de cuidados com a mente? As pessoas podem fazer escolhas sem clareza, e que não trazem bons resultados, por exemplo: não ter um planejamento estratégico, ter grande aquisição de atividades, achando que está produzindo muito, porém onde está a qualidade?

É necessário que o aluno tenha clareza de como ele pode estudar com qualidade, qual curso de fato ele quer entrar, e como ele pode lidar com suas emoções.

Além disso, o aluno precisa aprender a lidar com as emoções para a vida, não só os meses que antecedem a determinada prova. para ser um bom profissional, para ser um bom aluno, para lidar com as adversidades da vida, é preciso cuidar da saúde mental.

Ansiedade de Prova

Estar alinhados com os aspectos importantes do seu cotidiano é essencial para que você consiga fazer sua prova da melhor maneira possível. Você é um aluno que é organizado, estuda, come bem, dorme bem, mas quando chega na semana da prova, ou no dia que antecede, você paralisa, “dá aquele branco” e agora? Isso pode ser um gatilho da ansiedade, e um alerta do seu corpo dizendo: olha suas emoções não estão controladas, onde está sua saúde mental?

Percebe como é muito importante, além da organização de estudos, ter equilíbrio com todos os setores para que seu desempenho seja o que você desejou, que você se preparou e que você é capaz de conseguir.

Se você vai fazer o vestibular da Unit, por exemplo, pode pegar algumas dicas que vão te ajudar a se dar bem na prova.

Pega essas dicas bônus para cuidar da saúde mental:

• Clareza Nas Metas
  • Plano De Ação – Não adianta fazer tudo ao mesmo tempo
  • Respeitar cada etapa da preparação
  • Investir no treino da capacidade emocional
  • Atividade física – Vale qualquer uma
  • Técnicas de respiração
  • Meditação
  • Yoga

E aí? Gostou do conteúdo?

Para finalizar, acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube