O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, 21, o resultado dos candidatos pré-aprovados no Fies 2024. O próximo passo a ser dado é complementar as inscrições no sistema do processo seletivo e prosseguir com a contratação do financiamento.
Para consultar o resultado divulgado, o candidato deve acessar o site do financiamento estudantil a partir do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Neste primeiro semestre do processo seletivo, foram mais de 67 mil vagas ofertadas a estudantes de graduação de todo o Brasil. Ao todo, o governo ofertará 112.168 vagas, contabilizando o primeiro e segundo semestre de 2024.
Continue a leitura para saber como verificar o resultado e como participar da Lista de Espera.
Datas do Fies 2024
De acordo com o edital do programa, os candidatos podem verificar o resultado do processo a partir de hoje, 21 de março até a próxima terça, 26 de março. Os estudantes pré-selecionados, devem complementar as informações necessárias a partir do dia 22 de março até o dia 26.
Confira o calendário completo do primeiro semestre do Fies 2024
Resultado: 21 a 26 de março
Prazo para complementar as informações: 22 a 26 de março
Divulgação da Lista de Espera: 28 de março a 30 de abril
Como complementar as informações no Fies 2024
Após realizar a inscrição no FIES e ser pré-selecionado, o estudante precisa fornecer informações adicionais e documentos complementares para confirmar sua elegibilidade e a veracidade das informações fornecidas durante a inscrição.
A complementação das informações é uma etapa fundamental para que o estudante possa contratar o financiamento e garantir sua participação no programa. Os participantes pré-selecionados no Fies 2024 devem complementar suas informações no sistema do FiesSeleção entre os dias 22 a 26 de março, para prosseguir com a contratação do financiamento.
Durante este período de complementação, o estudante que deseja concorrer às vagas reservadas para o Fies Social, deve solicitar o financiamento de 100% do programa.
Após a complementação da inscrição, o candidato pré-selecionado deverá:
- Comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) dentro de um prazo máximo de cinco dias, a contar do dia seguinte à complementação da inscrição, para validar as informações fornecidas;
- Em seguida, o estudante deve dirigir-se a uma instituição financeira em até dez dias, a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA, levando consigo toda a documentação exigida conforme as normas de contratação. Se os documentos forem aprovados pelo banco, o estudante deve então formalizar a contratação do financiamento.
Esses conteúdos podem ser interessantes para você:
Financiamento para medicina vale a pena?
Lista de Espera Fies 2024
Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Fies 2024, participarão automaticamente na Lista de Espera do financiamento. Ou seja, não é necessário manifestar interesse em participar da Lista de Espera, pois automaticamente já estará concorrendo.
A pré-seleção para a Lista de Espera será do dia 28 de março até o dia 30 de abril. Portanto, aqueles que foram pré-selecionados, deverão complementar suas informações no Fies Seleção até três dias após a pré-seleção.
Medicina Fies 2024
O Fies é o programa do governo federal que destina financiamento estudantil a fim de possibilitar o ingresso de estudantes a um ensino superior. Este ano, o programa retoma o FiesSocial, uma modalidade dentro do Fies tradicional para ofertar vagas a população de baixa renda, oferecendo financiamento estudantil de 100%.
Em 2023, o governo federal aumentou o teto de financiamento do curso de Medicina para R$60 mil por semestre, cobrindo mensalidades de até R$10 mil, com o intuito de acompanhar as alterações e reajustes dos valores de mensalidades do curso.
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasil
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025
- Confira as menores notas de corte em Medicina no Nordeste
- Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; confira
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.