Fuvest 2024: resultados das Listas de Espera é divulgado

resultados das listas de espera

Karla Thyale Mota

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), divulgou nesta segunda-feira, 4, os resultados da 1ª chamada das Listas de Espera do Vestibular Tradicional e da modalidade Enem-USP.

Os candidatos inscritos no vestibular tradicional podem conferir a lista de aprovados através deste link. Já os alunos que se candidataram através da modalidade do Enem-USP podem conferir o resultado neste link.

Inscrições

Os alunos aprovados nesta 1ª chamada, tanto no vestibular tradicional quanto no Enem-USP, devem realizar a Pré-Matrícula entre os dias 5 e 6 de março de forma virtual por meio da Área do Candidato. A Pré-Matrícula é obrigatória para garantir a vaga do candidato, ou seja, a não realização da Pré-Matrícula implicará na perda da vaga.

Pré-matrícula virtual

De acordo com o Manual do Candidato da USP, para a realização da Pré-Matrícula, os candidatos devem enviar os seguintes documentos em formato eletrônico (PDF, JPG, PNG, GIF):

• Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar (os arquivos enviados devem necessariamente incluir o verso dos documentos com os devidos registros quando houver).
  • Documento de Identidade oficial.
  • Uma fotografia recente.
  • Autodeclaração de raça, no caso de candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (PPI) e que, no momento de sua inscrição, expressamente optaram por concorrer às vagas PPI.

Convocações da Lista de Espera

Ao total, serão 3 convocações da Lista de Espera. Portanto, é necessário que os candidatos que realizaram a prova da Fuvest ou se inscreveram a partir da nota do Enem, estejam atentos às datas do processo seletivo.

Abaixo, confira o calendário completo do vestibular tradicional da Fuvest e do Enem-USP.

Cronograma Fuvest 2024 e Enem – USP

• 4 de março: divulgação da 1ª Convocação da Lista de Espera
  • 5 de março: às 8h, início do período da Pré-Matrícula Virtual da 1ª Convocação da Lista de Espera
  • 6 de março: às 12h, fim do período da Prré-Matrícula Virtual da 1ª Convocação da Lista de Espera
  • 11 de março: divulgação da 2ª Convocação da Lista de Espera
  • 12 de março: às 8h, início do período da Pré-Matrícula Virtual da 2ª Convocação da Lista de Espera
  • 13 de março: às 12h, fim do período da Pré-Matrícula Virtual da 2ª Convocação da Lista de Espera
  • 18 de março: divulgação da 3ª Convocação da Lista de Espera
  • 19 de março: às 8h, início do período da Pré-Matrícula Virtual da 3ª Convocação da Lista de Espera
  • 20 de março: às 12h, fim do período da Pré-Matrícula Virtual da 3ª Convocação da Lista de Espera
  • 25 de março: às 8h, início do período de Efetivação de Pré-Matrícula Virtual da Lista de Espera
  • 26 de março: às 16h, fim do período de Efetivação de Matrícula Virtual da Lista de Espera

Matérias que podem ser interessantes para você:

Como não surtar esperando resultado de provas

Não passei no vestibular de medicina, e agora?

Como utilizar a nota do enem para a aprovação em medicina

A Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Anualmente, as provas são aplicadas em duas etapas. Na edição do vestibular para ingresso em 2024, ocorreu em novembro e dezembro, a 1ª fase foi aplicada em 19 de novembro, já a 2ª fase foi aplicada nos dias 17 e 18 de dezembro.

Nesta edição, a Fuvest ofertou 8.147 vagas em diversos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). Sobretudo, os três cursos de Medicina, ministrados nos campi São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, foram os mais procurados para o vestibular.

Medicina na USP

A Universidade de São Paulo anunciou que, a partir do próximo vestibular, o curso de medicina passará a ter o vestibular unificado. Ou seja, os candidatos poderão concorrer em mais de um campus da instituição. Até a edição passada do processo seletivo, os inscritos só podiam concorrer em uma das unidades da instituição.

Portanto, na edição de 2025 da Fuvest, os candidatos poderão selecionar as unidades de preferência e, caso não seja aprovado na primeira opção, ainda estarão concorrendo nos outros campi. Ademais, essa vai ser a primeira edição com essa modalidade de concorrência já utilizada em outros cursos, como odontologia.