MEC prorroga prazo para inscrições do Prouni para sexta, 2

Os estudantes que desejam concorrer a uma das vagas do Prouni 2024, têm até amanhã, 2 de fevereiro, para realizarem sua inscrição no programa. O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o prazo devido a instabilidade do site durante a divulgação do resultado do Sisu 2024.

O programa disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior privada. Ou seja, os candidatos podem optar pela bolsa de 50% ou 100%, de acordo com os critérios de seleção atendidos.

Apesar da alteração no prazo das inscrições, o MEC ainda não se pronunciou sobre possíveis alterações no calendário do programa. No entanto, de acordo com o cronograma, está previsto para 6 de fevereiro, a divulgação do resultado da primeira chamada do processo seletivo.

Já o resultado da segunda chamada, está previsto para sair em 27 de fevereiro. Para conferir sua classificação, o candidato deve acessar seu login através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Como realizar as Inscrições do Prouni?

Para realizar sua inscrição, é necessário acessar a página do programa através deste link, utilizando seu CPF e senha gov.br. Ao se inscrever no Prouni, o candidato pode escolher até duas opções de curso, assim como acontece no Sisu.

Entretanto, a seleção dos candidatos ocorre seguindo alguns critérios, tais como:

• Ter feito o Enem de 2022 ou 2023;
  • Não ter participado do Enem sob condição de treineiro;
  • Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas;
  • Não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral. Ou, de até 3 salários mínimos, para concorrer a uma bolsa parcial.

Como funciona a Lista de Espera?

Os candidatos que não foram aprovados na primeira ou segunda chamada do Prouni, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera do programa entre os dias 14 e 15 de março.

Portanto, os candidatos que desejam concorrer a uma das vagas, devem ficar atentos à lista de chamada da instituição escolhida. Confira abaixo o calendário completo da edição 2024 do Prouni:

Cronograma do Prouni 2024

• Inscrições do Prouni: 29/01 a 02/02