Inscrições do Sisu estão prestes a encerrar

Sisu

Os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até às 23h59min desta quinta-feira, 25, para se inscrever na plataforma. No entanto, os estudantes que já haviam se inscrito nos dias anteriores, tiveram a oportunidade de conferir as suas posições na classificação parcial. Portanto, após o encerramento desse prazo, os candidatos não poderão mais realizar sua inscrição e nem trocar as suas opções de curso.

Assim sendo, o Ministério da Educação (MEC), desde o dia 23, divulga as notas de corte parciais de cada curso, às 00h. A nota de corte é a pontuação do último candidato inscrito no programa até o total das vagas ofertadas para cada opção de curso, turno e modalidade. No entanto, não é somente os inscritos que podem ter acesso às pontuações mínimas requeridas para poder contemplar a lista da primeira chamada. Qualquer um que possua interesse em observar as notas nos cursos que não sejam sua primeira ou segunda opção, podem olhar através desse link

Neste ano, diferente das edições anteriores, o sistema terá somente um processo seletivo por ano e não dois como antes. Logo, a escolha dos alunos para o segundo semestre letivo nas universidades participantes acontece junto à seleção do primeiro. Mas é preciso ter conhecimento de que os estudantes não são capazes de escolher qual turma irão estudar. Portanto, as instituições de ensino, através da ordem da lista de classificação dos candidatos, terão o poder de decisão.

Quem pode se inscrever?

• Ter realizado a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023;
  • Não ter zerado a nota da redação;
  • O candidato não pode ter participado como treineiro na prova.

Cronograma completo do Sisu 2024:

• Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 30 de janeiro;
  • Matrícula da chamada regular: 1º a 7 de fevereiro;
  • Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.