As escolas com maior número de vagas para cursar Medicina

Matérias
Reading Time: 4 minutes

Cursar Medicina em Universidades públicas esbarra no desafio da concorrência e onde estudar. Esse post é dedicado a facilitar sua procura no que diz respeito à concorrência e número de vagas. Vamos dar um panorama no Brasil e  mostrar a realidade de cada região. Os dados da concorrência são do Censo da Educação Superior de 2019 e os dados das vagas são do E-MEC 2021. Vem com a gente!

A escola de medicina com o maior número de vagas é a Universidade Federal de Minas Gerais. São 320 vagas oferecidas. As escolas com o menor número de vagas ficam no nordeste e norte. A Universidade de Pernambuco, no município de Serra Talhada, e a Universidade do Estado do Pará, no município de Santarém, oferecem apenas 20 vagas.

Em nível nacional, a universidade com a maior concorrência por vaga é a Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, no município de Botucatu, em São Paulo. São 308 candidatos por vaga! Mas há universidades com concorrência muito baixa que se aproxima de um candidato por vaga. Estamos falando das instituições: Universidade de Rio Verde, em Goiás; Faculdades de Dracena, em São Paulo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Mossoró; Centro Universitário de Santa Fé do Sul, em São Paulo; Universidade Estadual do Piauí, em Teresina e Universidade Federal do Pará, campus de Altamira.

Nordeste

No nordeste a escola de medicina com maior número de vagas é a Universidade Federal da Bahia, com 160 vagas. A escola com o menor número de vagas é a Universidade de Pernambuco, no município de Serra Talhada, com apenas 20 vagas.

Quanto à concorrência, a escola mais concorrida é a Universidade do Estado da Bahia com 206 candidatos por vaga. Já com a menor concorrência temos duas instituições: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Mossoró, e Universidade Estadual do Piauí, em Teresina, com 1 concorrência por vaga.

Norte

No norte a escola de medicina com maior número de vagas é a Universidade Federal do Pará, com 150 vagas. A escola com o menor número de vagas é a Universidade do Estado do Pará, com apenas 20 vagas. 

Quanto à concorrência. A escola mais concorrida é a Universidade Federal do Tocantins com 174 candidatos por vaga. Já a menor concorrência é na Fundação Universitária Federal do Tocantins com 21 candidatos por vaga.

Sul

Na região Sul, a escola de medicina com maior número de vagas é a Universidade Federal do Paraná, com 190 vagas. As escolas com os menores números de vagas são: Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual do Centro Oeste, no Paraná; Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó, Santa Catarina; Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná; e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Francisco Beltrão. Todas elas oferecem 40 vagas no curso de Medicina. 

Quanto à concorrência. A escola mais concorrida é a Universidade Estadual de Maringá com 232 candidatos por vaga. Já a menor concorrência é na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina,  com 14 candidatos por vaga.

Sudeste

Na região Sudeste a escola de medicina com maior número de vagas é a Universidade Federal de Minas Gerais, com 320 vagas. As escolas com os menores números de vagas são: Universidade do Estado de Minas Gerais, no município de Passos, e Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais. As duas oferecem 40 vagas no curso de Medicina. 

Quanto à concorrência. A escola mais concorrida é a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no município de Botucatu, em São Paulo. São 308 candidatos por vaga. Já as menores concorrências estão na Faculdades de Dracena e Centro Universitário de Santa Fé do Sul, em São Paulo,  com um candidato por vaga.

Centro Oeste

Na região Centro Oeste a escola de medicina com maior número de vagas é a Universidade de Rio Verde nos municípios de Aparecida de Goiânia, Formosa, Goianésia e Rio Verde, em Goiás. Cada cidade oferece 120 vagas.  A escola com o menor número de vagas é a Universidade Estadual de Goiás, com apenas 24 vagas.

Quanto à concorrência. A escola mais concorrida é a Universidade Federal De Mato Grosso. São 40 candidatos por vaga. Já as menores concorrências são da Universidade de Rio Verde nos municípios de Aparecida de Goiânia, Formosa, Goianésia e Rio Verde, em Goiás,  com um candidato por vaga.

Deixe um comentário

Veja também

Ver Todas
Matérias

Pipoca e controle na mão que vai começar o MEDFLIX

Notícias

Faculdade Pitágoras de Medicina oferta bolsas de estudo pela nota Enem

Notícias

UnirG divulga vestibular de medicina para 2022

Quer o MEM na palma da mão?