Dá para economizar estudando Medicina?

Matérias
Reading Time: 3 minutes

Não somos a Nath Finanças, mas viemos aqui pra te ajudar a segurar um pouco os gastos e se programar para entrar numa faculdade de medicina. Então já pega o caderninho e vai anotando os gastos aí para não decepcionar a maior guru financeira do jovem brasileiro.

1

Além do valor médio da mensalidade no Brasil ser alto, (clique aqui para conferir alguns desses valores), o estudante de medicina também acaba gastando com equipamentos como estetoscópio e até os livros que, muitas vezes, são escassos nas bibliotecas disponíveis nas universidades.

Mas não se assuste, para tudo nessa vida tem jeito, além daquele planejamento que vai te ajudar a enfrentar esses problemas. Continue aqui com a gente e descubra formas práticas de se preparar para o tão sonhado curso de medicina. Convidamos uma especialista em finanças pessoais, Taise Costa, que vai te deixar bem mais tranquila.

 

Planejamento

Primeiro, antes de tudo, onde é que você tá gastando tanto dinheiro? Anote todos os seus gastos para descobrir por onde o seu dinheiro está escoando. Falando mais perto da nossa linguagem: Isso é uma forma valiosa de diagnóstico da sua saúde financeira.

 

A partir desse levantamento, você vai descobrir como você vai organizar a sua vida financeira e traçar o seu plano. Segunda a Taise Costa, “Conquistas vêm de preparo e planejamento, você só precisa de um plano e de disciplina para segui-lo”.

2

 

Como começar a economizar

A Taise também já destaca que o primeiro passo dentro do planejamento é achar o que te motiva. Estudar medicina já é uma motivação muito grande, então use essa vontade de chegar na tão sonhada vaga para criar metas que vão te levar ao objetivo de economizar mais para sobreviver bem ao curso.

 

Ela ainda enumerou outras dicas práticas:

  1. Sempre se pagar primeiro.
  • É importante definir um valor para enviar para sua conta de investimentos todo santo mês, e ser fiel a ele.

 

  1. Adquirir uma rotina de consumo consciente
  • Consumir de forma inteligente. Não é deixar de viver o hoje ou deixar de comprar coisas, mas ser intencional em cada tomada de decisão. Sempre se pergunte se a compra que pretende fazer ou serviço que deseja adquirir vai te levar para mais perto ou para mais longe dos seus sonhos. Não é sobre ser radical, é sobre ser estratégico!

 

  1. Invista em si em primeiro lugar.
  • Busque conhecimento, entenda nem que seja o básico de finanças e investimentos para fazer o dinheiro trabalhar por você. Um plano inteligente é composto por meios de GERAR, de RETER e de MULTIPLICAR o dinheiro. Isso constrói um padrão de vida sustentável.

 

Pode ficar tranquilo

Ainda segundo Igor Mecenas, estudante de medicina em uma universidade particular com bolsa de 100% do Prouni, ele já deixa tranquilo aqueles que estão receosos sobre o custo do curso em si, tirando a mensalidade.

“Dá para estudar medicina sem gastar muito, você não precisa do melhor estetoscópio no começo, sabendo procurar os livros e tendo um controle financeiro, não vai ser difícil manter a saúde financeira durante a graduação”, afirma Igor.

 

Então, medaholic, não é um bicho de sete cabeças. Vai dar tudo certo e pode contar com a gente para te ajudar sempre por aqui.

 

Veja também

Ver Todas
Notícias

Abrem hoje (03) as inscrições para 1539 vagas de medicina pelo SISU 2021.2

Matérias

Guia completo do Sisu e de como estudar Medicina de graça

Matérias

Pronto para mais uma dose de MedFlix?

Quer o MEM na palma da mão?