Enem: Exame ou concurso? Entenda e garanta sua vaga

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você já parou para se perguntar qual a diferença entre exame e concurso? Pode parecer uma pergunta retórica, mas as diferenças entre ambos são grandes, principalmente relacionadas ao objetivo de cada um, que é bem diferente. Além disso, entender essas diferenças conceitualmente pode ser fundamental na hora da prova. 

 

Quando falamos em exame, falamos de uma prova que tem o objetivo de examinar se o candidato aprendeu o conteúdo. Nesse tipo de prova se espera que o candidato tenha um rendimento mínimo podendo ser de 60% ou 70% para a aprovação. 

 

Já quando se fala em concurso, o objetivo é o da seleção. Ele busca selecionar candidatos que tenham uma nota maior independente de avaliar se o candidato aprendeu o conteúdo não. No concurso o que conta é o rendimento

 

A diferença principal entre o exame e o concurso é que no exame não existe concorrência nem disputa com outras pessoas. O candidato é o seu próprio “adversário”, já que ele só será aprovado caso tenha aprendido realmente o conteúdo. 

 

Já quando se trata de concurso, a concorrência é direta. Uma pessoa concorre com outras que estão disputando a mesma vaga. 

 

Mas e o Enem?

Inicialmente o Enem até surgiu com o objetivo de ser exame, mas com o passar do tempo ele deixou de ser uma prova de verificação de aprendizagem para se tornar a porta de entrada para o maior concurso nacional do país, que é o Sisu. A partir daí, o Enem deixa de ser considerado um exame para produzir nota para uma seleção, se tornando um concurso

 

Qual fator mais importante do concurso?

O principal fator de eliminação da prova de concurso é o tempo. Colocando um tempo mais curto, os concursos evitam que os candidatos tenham um rendimento total. Por isso, é preciso entender que somente estudar e dominar conteúdo não garante a aprovação. É preciso que cada candidato aprenda a trabalhar seu tempo estrategicamente. O que quer dizer que para fazer uma boa prova, o candidato precisa ter em mente que a prova do Enem é uma prova de estratégia e não de avaliação de conhecimento. 

 

Me acompanhe também no Instagram para mais dicas. Segue lá: @camilaferreiraofficial 

 

Leia outros textos da Coluna Arrasando no TRI aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?