Financiamento estudantil para medicina vale a pena ?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você já viu aqui no Melhores Escolas Médicas que os preços das mensalidades para o curso de Medicina podem variar bastante em função do conceito Enade da instituição, por exemplo, e até mesmo da região em que ela está localizada, mas em todos os casos, eles têm uma forte influência no orçamento. Por isso, os financiamentos estudantis são uma das alternativas para que você não precise abrir mão do seu sonho de conquistar um CRM. Neste post, nós vamos te ajudar a entender o que levar em consideração na hora de contratar uma linha de crédito.

Você sabe, mas não custa lembrar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa  para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área. A boa notícia é que existem, sim, possibilidades para reduzir ou gerenciar as despesas do curso, aliviando as mensalidades enquanto estuda.

Existem dois tipos de financiamento estudantil para a graduação, podendo ser privados ou bolsas do Governo Federal

Como toda linha de crédito, os financiamentos estudantis têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Só que eles podem ser vantajosos porque além de alíquotas mais atrativas, costumam ter prazos mais longos para quitação do empréstimo junto à instituição bancária. Assim, você consegue ter mais tempo para organizar a sua vida financeira depois que começar a atuar na área.

Você pode financiar o valor integral ou parcial das mensalidades do curso, de acordo com a sua condição financeira. Leve em conta também que os empréstimos privados não dependem da comprovação de baixa renda, nem da nota do Enem.

Agora, se liga nessas dicas de ouro para organizar as finanças e pagar a sua faculdade de Medicina sem sufoco

-Antes de fazer um financiamento, busque eliminar todas as suas dívidas, se preciso, até mesmo negociando acordo com eventuais credores. É que a maioria dos bancos não concede empréstimos para quem possui restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito.

  • Elabore uma planilha de planejamento financeiro para visualizar com precisão sua receita e suas despesas fixas e variáveis. Dessa forma, você vai conseguir avaliar quais gastos podem ser reduzidos ou até eliminados – ainda que temporariamente.
  • Controle a carteira! Nada de compras por impulso. Antes de qualquer aquisição, por menor que pareça, avalie suas possibilidades e a necessidade.
  • De olho no cartão! Evite fazer compras parceladas, pois é fácil perder o controle dessas despesas, além do que, as compras à vista costumam ter descontos e outros benefícios agregados.

Se realmente fizer a opção pelo financiamento, pesquise em diversas instituições financeiras e compare as condições para escolher o financiamento mais vantajoso antes de fechar o contrato. Para te ajudar, o Melhores Escolas Médicas preparou uma sequência de posts com os detalhes das principais operações de créditos disponíveis atualmente. Fique Ligado!

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a sua faculdade de Medicina é um investimento em seu desenvolvimento pessoal e profissional, e aqui no Melhores Escolas Médicas você encontra todas as dicas necessárias para concretizar esse sonho!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?