Conseguir um diploma médico em uma instituição de Ensino Superior em outro país tem sido o caminho trilhado por muitos brasileiros para conseguir realizar o sonho da graduação. Por isso, neste post trouxemos mais uma boa notícia: é possível cursar Medicina no exterior sim. Quer conhecer os detalhes? Vem que eu conto.
Medicina no exterior
Se você sonha em estudar Medicina no exterior, precisa, antes de tudo, encontrar o melhor destino para você. Essa escolha pode ser mais difícil do que parece. Isso porque os cursos de medicina variam muito de um país para o outro.
O planejamento financeiro é importantíssimo porque o gasto não é apenas com a mensalidade, quando tiver, mas com moradia, alimentação, transporte, material didático etc.
Leia também: Melhores países para estudar medicina
Conhecer bem a moeda local e fazer as conversões para a moeda brasileira dá uma boa estimativa de custos.
Muitos brasileiros optam por universidades em países vizinhos como Argentina, Bolívia e Paraguai porque as mensalidades são geralmente mais baratas do que no Brasil e o custo de vida também é mais acessível.
Se você optar por universidades americanas ou europeias, aí o custo fica muito mais alto e o processo de entrada é mais difícil e concorrido. Grande parte das universidades americanas, por exemplo, oferecem pós-graduação na área médica e não necessariamente na graduação.
Não basta fazer a graduação no exterior para exercer a Medicina no Brasil. Todos os médicos que obtiveram o diploma é um país estrangeiro devem fazer o Revalida para exercer a profissão. Aqui eu explico mais detalhes sobre essa prova.
Onde cursar medicina no exterior?
Argentina
O que você pode encontrar no país vizinho? Ensino público, gratuito e de qualidade. É mais fácil de morar, por ser membro do Mercosul, o idioma é espanhol, parece português, mas não é, portanto, se não domina a língua, vá estudar. O custo de vida pode valer a pena, já que o real é mais valorizado que o peso argentino.
Onde: Universidade de Buenos Aires; Fundação Hector A. Barceló; Universidade de Morón; Universidade Nacional de Rosário; Hospital Italiano; Universidade Mainmónides; Universidade Nacional de La Plata.
Portugal
Assim como no Brasil, em Portugal o curso de Medicina é composto por aulas teóricas e práticas, com duração de 6 anos. Mas apesar do tempo ser o mesmo, os ciclos funcionam de maneiras diferentes (3 anos de ciclo básico e 3 anos de ciclo clínico), sendo este último ano do ciclo clínico destinado ao estágio supervisionado – conhecido no Brasil como internato.
Onde: Universidade de Lisboa; Universidade de Coimbra; Universidade de Porto; Universidade da Beira Interior.
Reino Unido
O país é uma referência na pesquisa médica, o tempo do curso de medicina é parecido com o Brasil, você consegue concluir em 6 anos, lembrando que o curso é em inglês, então se você não domina o idioma, corra para aprender. É possível conseguir bolsas de estudos, como na Universidade de Cambridge, que cobrem todos os seus gastos com anuidade, e algumas auxiliam com outras despesas.
Onde: Oxford; Glasgow; Bristol.
Agora que você já sabe onde cursar medicina no exterior, inscreva-se no canal da MEM no youtube e prepare-se para o vestibular de Medicina com quem entende do assunto!
Uma resposta
Boa noite!
Nos EUA quais Universidades tem processo de bolsa para Medicina?
Poderia enviar por email a lista ?