Como se preparar para Medicina no Ensino Médio?

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

A caminhada até a graduação médica envolve planejamento e determinação. E quanto antes você começar a aplicar essa fórmula, maiores são as chances de você obter êxito na realização desse objetivo. Por isso, se você quer saber como se preparar para Medicina no Ensino Médio, este post foi feito especialmente para você. Segue a leitura!

Exatamente por ser um curso bastante concorrido para ingressar, quem larga na frente tem mais vantagem. Quando você já começa a se preparar ainda no primeiro ano do Ensino Médio, por exemplo, é óbvio que o volume de assunto vai sendo absorvido ao longo de três anos e você não sente tanto o ‘peso’ da responsabilidade em dar conta de tanto conteúdo.

Pode fazer faculdade cursando o Ensino Médio em 2022?

Mas se você decidiu fazer Medicina já no terceiro ano, claro, pode ter chances de sucesso. Tudo vai depender da dedicação mais intensa para estudar todas as disciplinas envolvidas no processo de seleção. Inclusive, que tal descobrir o que você precisa estudar para passar em Medicina? Clica aqui.

Guia para se preparar para Medicina no Ensino Médico 

Organize seus estudos

Um grande desafio inicial é organizar o tempo e o local de estudo. Nós temos um post sobre como organizar uma rotina de estudo em casa, e isso é fundamental para começar a preparação.

Depois de conseguir um local silencioso e confortável, estabeleça metas diárias de estudo, organize um cronograma de estudos para Medicina, com livros, podcasts e outros tipos de metodologia de estudos. Esse planejamento semanal pode te ajudar nisso, destrinchando o que será estudado em cada turno e a periodicidade.

Peça ajuda aos professores nessa tarefa. Inclusive de dicas para dinamizar o aprendizado e não se esqueça de diversificar as formas de aprendizado utilizando a tecnologia ao seu favor. Não precisa ser CDF para passar em Medicina. Confira algumas dicas para quem vai prestar o primeiro vestibular para Medicina.

Participe de simulados

Simulados são fundamentais na jornada de preparação para o vestibular de Medicina. Isso porque as provas são “simuladas” no nível de exigência das provas nos processos seletivos, podem medir o nível da sua preparação e onde você deve dar mais atenção: qual disciplina você tem maior dificuldade de aprendizado e como solucionar esse problema.

Os simulados, geralmente, são produzidos com questões de processos seletivos anteriores e, portanto, você não deve achar que exatamente aquelas questões podem cair nas provas novamente. Eles servem como testes de conhecimento. Por isso, a preparação tem que ser intensa para que você não tenha surpresas desagradáveis na prova.

Escola de ensino médio só para quem quer estudar medicina? Existe sim!

Preze pela qualidade do estudo

Não adianta querer estudar doze horas por dia se seu corpo não aguenta. A qualidade é mais importante do que a quantidade. As horas de estudo têm que respeitar seu ritmo de concentração e de disposição. Por isso, o planejamento ajuda muito a diluir os assuntos ao longo de horários específicos.

É fundamental que você divida seu tempo de forma que contemple atividades físicas, boas noites de sono e momentos com a família. Estudar intensamente é uma atividade muito solitária. Exatamente por isso que você precisa criar estratégias para não adoecer fisicamente e, principalmente, ter um esgotamento mental que possa desencadear transtornos como ansiedade, por exemplo.

Forme grupos de estudo

Como dissemos, estudar pode ser muito solitário, mas você pode diversificar participando de grupos de estudo. Esse pode ser um momento de troca de experiências e um espaço para tirar dúvidas, dividir angústias e, quem sabe, dar boas risadas.

Procure saber se na sua escola há o incentivo a esse tipo de atividade envolvendo, inclusive, os professores e equipe pedagógica. Se não tiver, procure saber se há iniciativas dos alunos ou você mesmo pode propor a criação de um grupo de estudos com foco na preparação para o vestibular de Medicina. Todos com o mesmo objetivo fica mais fácil para estudar todas as matérias.

Lembre-se que a união faz a força e não pense que seus colegas são concorrentes. Eles estão em busca de um futuro assim como você, ser um profissional de medicina. Ter solidariedade nesse momento pode fazer uma enorme diferença na sua preparação.

E aí, pronto para se preparar para Medicina no Ensino Médio? O Melhores Escolas Médicas também já está a postos para te ajudar nessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?