É possível passar em Medicina em 4 meses?

É possível passar em Medicina em 4 meses?

Há quem considere a aprovação na faculdade de Medicina quase uma missão impossível. E não dá pra negar que o vestibular é mesmo desafiador, afinal, estamos falando do curso com maior concorrência em quase todas as Instituições de Ensino. Mas será que é possível passar em Medicina em 4 meses? A MEM responde foi em busca de respostas para você.

Não é novidade que exatamente por ser um curso bastante concorrido para ingressar, quem larga na frente tem mais vantagem. Porém, existem outros fatores que influenciam muito mais no resultado dos seus esforços para passar em Medicina do que o tempo cronológico de preparo necessariamente.

O que é preciso estudar para passar em Medicina?

Por exemplo, imagine que você dedica todo o terceiro ano do Ensino Médio estudando para o Vestibular de Medicina, mas não possui uma organização clara da sua rotina ou um plano de estudos adequado ao cronograma de prova da Faculdade que você escolheu.

Certamente, você chegará ao processo seletivo sem a preparação adequada e, consequentemente, com menos chances de aprovação do que alguém que não teve tanto tempo, mas conseguiu elaborar uma estratégia que combinasse intensidade na preparação e foco nos conteúdos certeiros, por exemplo.

Quer saber como é possível passar em Medicina em 4 meses?

O primeiro ponto que ajuda muito a não perder esse foco é ter a clareza do que você quer, o aluno que não sabe o que quer, ele tem a dificuldade em manter o ritmo e o foco nos estudos para aprendizado real.

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

É de conhecimento público, inclusive recomendado pela Organização Mundial de Saúde, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, melhora sua saúde, a função cardiovascular, previne doenças entre outras coisas. E para manter a disposição nos estudos é necessário ter uma alimentação balanceada, dessa maneira seu corpo fica com mais energia e disposição, tudo que você precisa na sua rotina de estudos.

Pensando em como otimizar seu desempenho nos estudos para conseguir passar em Medicina em 4 meses, o Melhores Escolas Médicas separou alguns métodos de estudos que podem te ajudar. Se liga:

• Técnica Pomodoro

Para entender esse método, vamos usar um exemplo dos fitness de plantão. Quando você está fazendo uma atividade física e quer queimar gordura, você realiza exercícios chamados HIT, você dá o seu máximo, eleva sua frequência cardíaca e depois faz um exercício leve, para seus batimentos voltarem ao normal.

O método pomodoro é mais ou menos assim. Ele trabalha com foco intenso e momentos de relaxamento.

O método original é assim: você estuda 25 minutos com total atenção, sem distrações, depois você descansa 5 minutos. E assim vai. Você repete esse ciclo 4 vezes, suas pausas devem equivaler a 15 minutos somadas, assim estará concluído.

Mas veja só, você pode modificar o tempo de concentração e de pausas, ajustando o melhor tempo para você.

• Resumos e fichamentos

Este método é um dos mais conhecidos entre os estudantes. O resumo apresenta o conteúdo superficialmente, mantendo todas as ideias principais do conteúdo.  O resumo serve de material de revisão.

O fichamento é compilado do conteúdo que você acabou de estudar, todo escrito com suas próprias palavras, então nada de copiar o texto do livro ou apostila viu? É você que tem de transcrever para o fichamento o que entende do assunto que acabou de ler.

Outra dica: siga a ordem lógica do material original, lembre-se: com seu entendimento.

• Método de estudo por mapa mental

Se você é aquele estudante que aprende de maneira mais visual, esse método pode ser para você medaholic.

Se você é criativo, e adora estudar usando canetas coloridas, este método também vale a pena, por quê?

O mapa mental funciona como um diagrama. No centro aparece a ideia principal do que conteúdo que você está estudando, e você  faz ramificações do tema, podem ser imagens, palavras-chave, expressões, entre outras coisas, use sua criatividade e o que mais faz sentido para você.

Entenda mais sobre o assunto: