O que esperar das notas de corte do SISU 2022?

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

As temidas notas de corte do SISU 2022 são nada mais nada menos do que a menor nota para a disputa pelas vagas disponibilizadas pelas Escolas Médicas. Para te ajudar a tirar as suas dúvidas sobre a pontuação, a MEM responde te explica o que esperar das notas de corte do SISU 2022. 

Na última edição do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, foram  ofertadas 4.342 vagas para o curso de Medicina. O número de vagas da edição 2022/2 ainda não foi disponibilizado pelo Ministério da Educação. As inscrições para o segundo semestre estão previstas para os dias 14 a 17 de junho.

O que esperar das notas de corte do SISU 2022

A nota média para conseguir uma vaga no curso de Medicina é 807,03 pontos. No entanto, essa pontuação pode variar conforme a faculdade escolhida.

A maior nota de corte para o curso de Medicina é 849,37 pontos na Universidade de São Paulo (USP). Por outro lado, a menor nota de corte é 773,83 e foi registrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Essas notas de corte são referentes às vagas de ampla concorrência ofertadas na edição 2022/1 do Sisu para o curso de Medicina.

Nesse sentido, é recomendado pesquisar as notas de corte antes de escolher qual Escola Médica você vai tentar ingressar por meio do Sisu. Uma questão importante é verificar como estão distribuídas as vagas no sistema.

Como funcionam as notas de corte do Sisu 2022

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada Faculdade com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte Sisu varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

  • O curso escolhido: Medicina, óbvio.
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo.
  • O turno: que na maioria das vezes é integral
  • A unidade: o campus da faculdade
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência

O curso de Medicina possui as maiores notas de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Enquanto o processo seletivo está rolando, as notas de corte vão mudando todos os dias. Por isso é bom ficar ligado. Mas, não há motivos para desespero.

Atenção: a nota de corte Sisu é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. 

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o Prouni. Bora lembrar os calendários deles?

Se liga, medaholic! Tanto Prouni quanto Fies também utilizam nota de corte e, claro, Medicina está entre os cursos mais concorridos. Em geral, o desempenho no Enem precisa ser de mais de 700 pontos.

Inscrições no Sisu

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.

Todos os estudantes que participaram da edição do Enem mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro, estão aptos para se inscrever no Sisu.

Atualmente, é preciso ter um acesso.gov.br feito para poder ingressar na página de inscrição do Sisu. Daí, a primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o sistema entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

Agora me conta, e você o que espera das notas de corte do Sisu 2022?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?