Qual vestibular mais difícil de Medicina?

Qual vestibular mais difícil de Medicina?

Se você está se preparando para ingressar numa Escola Médica, mas ainda não sabe qual vestibular mais difícil de Medicina, então está na hora de acompanhar esse post.

Quem deseja conquistar um diploma de Médico, já sabe que a concorrência dos processos seletivos é grande e a pontuação precisa ser muito boa. Em praticamente todas as universidades é a carreira que tem mais candidatos e maior nota de corte. Saiba como funciona esse ranking.

Agora, vamos combinar que um total de zero pessoas ficariam chocadas ao me ouvir dizer que o processo seletivo de uma Escola Médica exige a dedicação de um bom tempo de estudos.

O elevado nível de conhecimento que será disponibilizado na graduação e requisitado na prática profissional fazem com que esse seja um vestibular bastante criterioso.

Vestibular mais difícil de Medicina

Dessa vez, vamos te mostrar quais são as Instituições de Ensino com maior concorrência no SISU, um dos sistemas que a ampla maioria das Faculdades de Medicina utiliza para fazer a seleção dos seus futuros alunos. Dessa forma é possível ter uma noção sobre qual vestibular mais difícil de Medicina.

Para conseguir a tão sonhada vaga no curso de Medicina é preciso ter um alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de acertar grande parte das questões objetivas, o candidato deve escrever uma redação impecável.

Garanta as provas e os gabaritos dos principais vestibulares!!!

As notas de corte de Medicina podem passar de 800 pontos nas universidades mais disputadas. Confira as maiores notas que garantiram a aprovação e veja a concorrência para calcular suas chances. É interessante notar que as maiores notas de corte para Medicina foram registradas em Escolas Médicas que bonificam os estudantes de determinadas regiões. De que forma?

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por exemplo, deu um acréscimo de 20% na nota aos estudantes que estudaram o Ensino Médio completo ou o último ano do ensino fundamental na rede pública do estado.

Com essas bonificações, as 3 maiores notas de corte foram:

• UFMA (São Luís): 952,51
  • UFMA (Imperatriz): 931,61
  • UFMA (Pinheiro): 929,47

Veja o ranking de maior concorrência no Sisu sem bonificação:

• USP (Bauru): 827,86
  • USP de São Paulo: 816,69
  • USP de Ribeirão Preto: 816,14
  • UFRJ: 813,55
  • UFMS (Três Lagoas): 809,95
  • UFSC (Florianópolis): 805,75

Para você ter um parâmetro, as oportunidades do curso de Medicina oferecidas para ampla concorrência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) registraram o maior número de inscrições na primeira edição do Sisu 2021. A graduação recebeu 8.860 candidaturas, o que consequentemente influenciou a nota de corte.

Fique atento: as notas de corte são apenas uma referência e não garantem a classificação, pois não são atualizadas em tempo real.

Obs: consideramos as notas de corte para ampla concorrência. Pelas cotas as Notas de Corte do Sisu são 6% mais baixas para Medicina.

O que estudar para passar no Vestibular de Medicina

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.

Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.