Saiba o que NÃO pode citar na redação do Enem?

como estudar para o Enem

Construir uma boa redação do Exame Nacional do Ensino Médio exige. Lembre-se que ela pode ser a chave para dar aquele gás na sua nota e garantir a sua aprovação em Medicina. Para você não vacilar, a MEM responde explica o que não pode citar na redação do Enem.

Quando falamos em tirar 1000 na redação do Enem estamos nos referindo a um texto que teve a capacidade de dissertar a respeito do tema proposto de maneira argumentativa. Isso quer dizer que o seu ponto de vista sobre aquele assunto precisa ser exposto de maneira clara, objetiva, mas principalmente, coesa. É preciso fazer sentido dentro do contexto geral.

Quase 96 mil estudantes zeraram a redação do Enem na edição de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem). O principal motivo que levou os alunos a terem a prova zerada foi redações em branco, representando 43.391 casos. Em seguida, fuga ao tema, em 28.408 casos. Os demais foram: cópia do texto motivador (7.551), texto insuficiente (6.215), não atendimento ao tipo textual (4.865), parte desconectada (2.818), e outros motivos (2.540).

Como você notou acima, a reprodução de trecho ou da íntegra do texto motivador, assim como a fuga do tema são alguns pontos que já vão te orientar sobre o que não pode citar na redação do Enem. Mas, eu separei outros pontos, confira:

• desrespeito aos direitos humanos;
  • linguagem coloquial;
  • erros gramaticais (acentuação, ortografia, pontuação, etc);
  • erros de concordância e regência verbal ou nominal;
  • escrever um texto que não é coeso ou coerente;
  • não detalhar a proposta de intervenção, etc.
  • escrever o texto predominantemente em outro idioma que não seja português;
  • inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado para isso (assinatura, nome, apelido ou rubrica, por exemplo.
  • inserir um trecho desconectado do tema no meio da redação;
  • inserir desenhos ou outras formas não verbais no texto;

Como você notou, as regras de redação do Enem são bastante exatas quanto às questões que podem ser penalizadas na hora da sua avaliação ou até mesmo zerar a sua produção textual.

Redação nota 1000

A princípio essa pode até ser considerada uma tarefa muito difícil, principalmente, quando estamos lidando com a pressão do tempo de prova, da concorrência e de outros fatores externos que nos influenciam no dia do Exame.

Mas, eu garanto, com a preparação adequada, você vai conseguir identificar as estratégias necessárias que vão te fazer organizar as ideias e também utilizar as informações de apoio que já constam na proposta do tema a seu favor.

Agora que você já sabe o que não pode citar na redação do Enem, a seguir, eu te mostro 5 competências para você ter êxito na sua produção textual

• Domínio da escrita formal da língua portuguesa

O que é avaliado neste critério, você pergunta, e a melhores escolas médicas responde: o Enem vai avaliar se você está por dentro do uso correto da ortografia, acentuação, uso do hífen, separação silábica, concordância verbal e nominal, verbo, pontuação, uso de pronomes, crase. Ou seja, você precisa dominar o português, o básico que aprendemos desde o início da nossa vida escolar.

• Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Vamos ser diretos, nada de “viajar na maionese” ou “encher linguiça”, se você não estiver afiado com o tema e como escrever uma boa redação, consequentemente não vai conseguir desenvolver o texto e sua nota vai lá para baixo. Sua habilidade de leitura integrada e escrita serão testadas.

•  Argumentos em defesa de um ponto de vista

Compreendeu o tema? ótimo! Agora você precisa ter argumentos para defender a ideia que você está escrevendo. Tenha coerência, clareza e objetividade do que você está escrevendo. E nada de “achismos”, tenha embasamento e organize suas ideias.

• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Aqui o Enem vai avaliar a estrutura lógica do seu texto, se você sabe usar os conectivos de coesão para construir seu texto. Como assim: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão precisam conversar entre si, não podem fugir do tema proposto e precisam se complementar.

• Respeito aos direitos humanos

Sua conclusão, sua solução para o problema, precisa respeitar os direitos humanos. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania.

Entenda bem esses critérios, isso vai te ajudar na construção da sua redação e lembrando que cada critério deste vale de zero a 200 pontos.  São seis níveis de desempenho, aqui você fica por dentro de todo critério da pontuação de cada item.