Saiba quanto tempo de estudo é necessário para passar em Medicina

MEM Responde
Reading Time: 2 minutes

Ao escolher a carreira médica, você certamente já tinha em mente que iria precisar se dedicar à preparação para o vestibular. E dedicação, nesse caso, é sinônimo de dias, meses e, em alguns casos, até anos até conseguir aprovação. Por isso, neste post o MEM responde vai te ajudar a entender quanto tempo de estudo é necessário para passar em Medicina.

Longe de mim querer te assustar, mas você sabe que estamos falando de uma graduação que exige alto nível de conhecimentos e com um conteúdo programático bem extenso. Não por acaso, é o curso mais concorrido em quase todas as Faculdades públicas e particulares, sim você não leu errado, são quase todas real oficial. Quer ver a concorrência? Clica aqui.

Mimo: Organização de estudos: Sobrevivendo ao Multiverso Med

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde.

Nesse sentido, quem larga na frente tem mais vantagem. Porém, existem outros fatores que influenciam muito mais no resultado dos seus esforços para passar em Medicina do que o tempo cronológico de preparo necessariamente. Fica ligado.

Tempo de estudo necessário para passar em Medicina

Cada pessoa tem seu ritmo e seus horários, portanto não existe uma ‘receita de bolo’ ou ‘fórmula mágica’ para estabelecer quantas horas por dia de estudo para passar em Medicina. Dessa forma, estou querendo dizer que nada adiante você separar 12 horas por dia para estudar se a cada 5 minutos você se distrai e não consegue manter sua concentração.

É por isso que um cronograma de estudos é chave para organizar os conteúdos e criar uma rotina saudável que vai permitir maior aproveitamento das matérias e do seu tempo na preparação para passar em Medicina. É preciso definir a estratégia que melhor se adapta ao seu contexto.

Confira os próximos vestibulares de medicina no Brasil

Lembre-se que fatores como humor, tarefas em casa, relacionamentos e até questões financeiras influenciam e muito no rendimento dos seus estudos. Por isso, identifique os vilões do seu desempenho e busque maneiras de neutralizá-los para fazer cada minuto de estudo valer a pena até a sua aprovação no vestibular de Medicina.

Anota esses três pontos: organização, disciplina e uma rotina saudável.

O bom desempenho no vestibular de Medicina depende, consideravelmente, da estratégia que você utiliza para absorver o conteúdo. Ou seja, é essencial tomar a iniciativa e ser proativo para não ficar para trás. Aliás, alguns métodos para ajudar você nesse quesito, pega a visão:

-Anotar o que você aprendeu, ler e reler esses pontos;
-Elaborar esquemas novos para compreensão do conteúdo;
-Refazer os exercícios e também as provas.
-Diversificar os formatos de conteúdo (vídeo, texto, podcast, etc…)

Dica de ouro

Por fim, mas não menos importante, eu quero falar sobre comprometimento. Essa palavra grandinha faz uma diferença enorme no seu desempenho em todos os aspectos da vida e na hora de prestar um vestibular para passar em Medicina.

Mandando a real, não vai adiantar muito passar horas a fio com a cara nos livros se a sua mente não estiver focada nesse objetivo da aprovação. Agora, se você já assumiu um compromisso com o seu sonho, saiba que tamo junto pra te ajudar a conquistá-lo.

Por falar nisso, o que você achou do tempo de estudo necessário para passar em Medicina, hein? Me conta nos comentários, por favorzinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Neuralink e a medicina

Blog

Desistir não é uma opção

Notícias

Vestibular da Fuvest 2023 sofre mudanças pela USP

Quero saber tudo do mundo Med!