Para quem ainda não entrou na faculdade de medicina podem surgir várias dúvidas a respeito desse universo, tão sonhado e desejado né medaholics. Algumas dúvidas como será a rotina de estudos, as disciplinas a serem estudadas, os ciclos de aprendizado, método de ensino, são alguns exemplos. E monitoria na faculdade de medicina, você sabe o que é?
A monitoria acadêmica é uma atividade muito popular entre os estudantes de faculdades aqui no Brasil, que buscam experiência voltada à sala de aula, ou que procuram atividades extracurriculares para dar aquele upgrade no currículo antes de concluir a graduação.
Em suma, o monitor vai estar presente no dia a dia das aulas do curso auxiliando o professor e os alunos que estiverem fazendo aquela disciplina durante o semestre de monitoria. Estar presente nessas etapas trará conhecimentos de como funciona o processo de aprendizagem em um curso de graduação e vai mostrar um pouco de como é a rotina de um docente na prática.
Ademais, o monitor vai se aprofundar nos conteúdos que ele estudou, enriquecendo seu conhecimento, e ainda é possível receber por isso, sabia? Te explico melhor, mais adiante neste texto.
O que é monitoria acadêmica?
O foco da monitoria acadêmica é melhorar e apoiar o ensino na faculdade, uma atividade que aproxima o estudante da prática da docência e que tem, inclusive, amparo legal. A Lei 9.394/1996, diz que “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.
O que faz um monitor?
O monitor é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina. Se liga em algumas atividades desenvolvidas pelo monitor:
- Tirar dúvidas dos alunos;
- Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
- Participa de trabalhos e estudos em grupo;
- Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
- Aprender como é a rotina acadêmica dos professores.
O que é preciso para ser um monitor na faculdade?
Qualquer aluno que esteja cursando o ensino superior pode se candidatar à monitoria, caso tenha o desejo de participar dessa experiência, que segundos especialistas da área é uma excelente maneira de atuar na vida acadêmica do curso, e no caso dos alunos de medicina, ver na prática, algumas matérias específicas, que podem ajudar a decidir sua especialização médica, por exemplo.
Embora esteja disponível para todos os estudantes matriculados em um curso de graduação superior, os critérios de seleção variam de acordo com cada instituição, e vale ressaltar que seu histórico escolar também será analisado. Boas notas e participação ativa serão seus aliados.
E por falar em critérios de seleção, a Universidade Tiradentes tem um edital próprio para esse processo seletivo de monitoria.
Existe vestibular de MEDICINA unificado englobando os polos da Universidade Tiradentes.
Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED!
E como funciona esse processo na Unit?
o aluno deve preencher o requerimento, e entregar a coordenação do curso, juntamente com a documentação exigida:
- Histórico Escolar;
- Curriculum vitae (modelo lattes)
- Fotografia 3×4
E o processo seletivo:
- Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina- (peso 2)
- Realização de prova prática ( se necessário) – peso 2
- Análise curricular – (peso 1)
- Entrevista- Eliminatória.
Essas informações são só para você ter ideia de como funciona um processo de seleção para monitoria, lembrando que cada faculdade tem a sua, beleza?
O monitor é remunerado?
Geralmente, o monitor recebe uma bolsa-auxílio da faculdade que pode ser ou em dinheiro para pagamento de despesas relacionadas à graduação ou já em descontos nas mensalidades dos cursos. Esse é outro benefício da monitoria acadêmica.
Isso vai depender de cada faculdade, essas informações estão sempre nos editais de seleção para monitoria.
Embora o curso de medicina seja integral, a monitoria pode ser uma oportunidade para ganhar uma graninha. É quase impossível trabalhar e estudar durante o curso, contudo, além de aprofundar seus conhecimentos, a monitoria pode te proporcionar essa renda extra.
Quanto tempo dura uma monitoria?
Na maioria dos casos, a monitoria acadêmica vai durar um semestre e vai acontecer ao longo da disciplina da turma que está cursando aquela matéria durante os seis meses. Contudo, o desempenho do monitor pode dar a oportunidade de continuar a atividade em outras disciplinas.
Embora tenha a possibilidade de continuar em outras disciplinas, algumas universidades exigem que você faça outro processo seletivo para entrar em outra monitoria.