Definição
Um movimento oblíquo nada mais é do que um movimento parte vertical e parte horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.
Lançamento Oblíquo ou de Projétil
No lançamento oblíquo, o móvel se desloca para a frente em uma trajetória que possui uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica, como mostra a imagem abaixo:
O eixo y, vertical, é um movimento uniformemente variado. O eixo x, horizontal, é um movimento uniforme, com velocidade dada por: v0.cos θ, que é constante em qualquer ponto da trajetória.
Algumas observações:
- Durante a subida, a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde , e desce, aumentando a velocidade;
- O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0;
- A velocidade instantânea é dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, . O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.
Altura máxima
A altura máxima pode ser determinada a partir da equação de Torricelli:
Na altura máxima, a velocidade do móvel será nula. O sinal negativo na equação acima justifica-se pelo fato do movimento ser ascendente, contrário ao sentido da gravidade.
Tem mais… Quer um PDF com todas as fórmulas deste assunto? Entre no nosso grupo do Telegram para baixar!
Confira outras coisas que podem te interessar:
5 dicas infalíveis para ir bem nos estudos
Referência da capa: https://www.vestmapamental.com.br/fisica/lancamento-obliquo/