Medicina: projeto família

Medicina: projeto família. Você desse estar se perguntando: Como assim?! Vamos entender melhor.

Quando se é pai e mãe, é comum que com o crescimento do filho sejam criadas também expectativas sobre o seu futuro e sua vida como um todo. Desde pequenos somos questionados sobre o que queremos ser quando crescer, e ao longo da vida essa pergunta é repetida diversas vezes.

Em certo momento o sonho de ser astronauta ou jogador de futebol pode ser substituído por médico, e então nasce um sonho em fazer Medicina que acaba se expandindo e tornando-se sonho de várias pessoas.

Construção de um sonho conjunto

Ao escolher o curso de Medicina para a vida profissional, já nesse momento nasce um sonho coletivo, que não cabe só ao futuro médico, mas também a quem está próximo e compartilha a vontade que esse sonho se concretize.  Por isso medicina é o projeto da família.

Importância da rede de apoio para estudantes

Para muitos alunos a rotina, obrigações e cobranças feitas durante o curso podem gerar níveis de estresse, é nesse momento que o estudante deve contar com sua Rede de Apoio

Segundo um provérbio africano: “é preciso de uma aldeia para criar uma criança”. Agora, podemos estender e adaptar esse conceito: é preciso uma família para criar um Médico. Isso porque o estudante necessita de pessoas que sonhem junto, mas que também entendam suas limitações e necessidades para conseguir se empenhar nos estudos e buscar bons resultados.

family GIF

Lembrando que família não é definida apenas por laços consanguíneos, como mencionamos o provérbio africano acima, para educar alguém é necessário uma aldeia. Portanto, sua família, sua rede de apoio pode ser uma professora, uma vizinha, um amigo, terapeuta, coordenador do cursinho/colégio, enfim, família é quem segura sua mão, te respeita nos seus processos, te incentiva a ser uma pessoa melhor, não te julga e torna a caminhada mais leve.

Trilhar essa jornada sem essa rede de apoio é um caminho árduo, por isso é importante valorizar e saber ouvir as pessoas que permanecem ao seu lado, apoiando suas escolhas.

Investimento x Construção de expectativa

A caminhada de um pré-vestibulando de Medicina possui altos e baixos, e a reprovação em uma prova pode ser uma realidade em algum momento, mas não uma sentença imutável. Ao escolher esse curso, é preciso que todos estejam cientes e abertos a entender que, por mais que haja esforço mútuo, às vezes o resultado não é como se espera.

Para isso, é preciso que você seja claro e converse com sua família para alinhar expectativas e evitar cobranças ou comentários sobre frustração. O momento é de tentativa e erro, e mesmo quando não se tem o resultado esperado, ainda sim é uma forma de aprendizado. Lembre-se que medicina um projeto família, um sonho que se sonha junto é bem melhor, e principalmente quando podemos compartilhar as frustações e fracassos.

Medicina: projeto família na construção dessa jornada

É dentro de casa que recebemos os maiores exemplos e construímos nossa noção de ética e valores. Logo, à Instituição de Ensino cabe oferecer o conhecimento e técnica necessária para o desenvolvimento de habilidades e competências médicas, mas não é na sala de aula que o cuidado e a humanização desse estudante ocorre. É dentro de casa.

É preciso que a família também invista na educação de um ser humano cada vez mais consciente da sua responsabilidade enquanto ser social. Não é só pagar um ensino de qualidade e cobrar bons resultados, mas estar verdadeiramente junto na caminhada, sempre aberto a escutar as dores e medos do filho.

Para pais e mães, o futuro dos filhos é uma construção que deve ser sólida, um investimento a longo prazo no sucesso e felicidade dos filhos. Cada um com sua parcela de responsabilidade, aos poucos o sonho vai se tornando palpável até se tornar realidade. E nesse momento, é possível entender que cada momento e cada pedaço investido foi essencial para construir a história desde a escolha do curso que se desejou tanto até a formação em Medicina.

Como é a sua rede de apoio? Conta para gente lá no Instagram.

Como Estudar Medicina pagando pouco? (ou até nada!)