Aplicativo SouTec é a solução para qualificar os estudantes

Aplicativo SouTec

Os estudantes que estão no fim do ensino fundamental ou no começo do ensino médio têm, agora, uma ferramenta para ajudar na escolha da carreira profissional. É um aplicativo chamado SouTec que oferece um questionário com 72 perguntas e, a partir das respostas, indica cursos técnicos e roteiros de estudos para se qualificar.

O aplicativo SouTec foi desenvolvido a partir de uma parceria do Ministério da Educação com a Universidade Federal de Alagoas, e a Universidade de São Paulo. De acordo com a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Joelma Kremer, além de ajudar os alunos, a ferramenta também pode auxiliar a elaboração de políticas públicas. Para usar o SouTec, os estudantes só precisam informar a idade e a cidade onde moram. Nenhuma outra informação pessoal é solicitada. O aplicativo já está disponível gratuitamente para telefones e tablets. Depois de baixar, é possível usar o SouTec mesmo que o aluno não tenha acesso à internet.

Como funciona?

Dentro do aplicativo, o estudante deverá responder um questionário de 72 questões que avaliam suas preferências. Embora extenso, o questionário pode ser pausado e retomado a qualquer momento. Uma vez finalizado o questionário, o aplicativo SouTec apresentará um resumo completo de seu perfil profissional. Em seguida, o SouTec apresenta os cursos técnicos mais adequados ao perfil profissional do estudante, escolhidos dentre o rol dos 215 cursos constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Além disso, o estudante pode personalizar as buscas de acordo com a localização e também favoritar os cursos e instituições preferidos.

Como escolher uma profissão?

O momento de escolha de uma profissão é muito delicado. Normalmente, os estudantes têm inseguranças e dúvidas sobre seu futuro profissional. Por isso, refletir bem sobre que curso de graduação ou que curso técnico escolher é essencial para tomar uma decisão certeira.

Para escolher uma profissão, é necessário levar em consideração suas habilidades e gostos pessoais. Portanto, pense nas disciplinas em que você vai bem, daquelas de que você gosta, e tem mais facilidade. Dito isso, o portal das Melhores Escolas Médicas tem matéria no blog que pode te ajudar a saber se você quer realmente medicina!