E o prêmio Nobel de medicina vai para…

Compartilhar:

prêmio Nobel de medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O prêmio Nobel é uma premiação internacional concedida às descobertas que se destacaram e que promovem grande contribuição para a evolução da sociedade. O prêmio é dividido em seis categorias: medicina, física, química, literatura, paz e economia. Nesta segunda-feira foram anunciados os vencedores do prêmio Nobel de medicina. E o prêmio Nobel de medicina vai para…

 

David Julius e Ardem Patapoutian foram os vencedores da edição de 2021 graças a pesquisa de receptores de temperatura e toque no corpo humano. A pesquisa explica como o calor e o frio podem indicar doenças no corpo. Os canais identificados são relevantes para processos fisiológicos.

 

David Julius utilizou uma substância presente na pimenta malagueta, a capsaicina, para reconhecer os receptores de calor nas terminações nervosas da pele.

 

Ardem Patapoutian utilizou a pressão em células sensíveis para descobrir sensores que pudessem responder a estímulos mecânicos na pelo e nos órgãos internos.

 

Parece coisa de filme, né?

Quando tem mais de um vencedor, o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (equivalente a 6,1 milhões de reais) é dividido entre os vencedores.

“Essas descobertas revolucionárias lançaram atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos. Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente”, destacou a Academia ao entregar o prêmio aos vencedores.

 

Prêmio Nobel

O prêmio Nobel é uma premiação internacional organizada pela Academia Sueca. É dividida em seis categorias diferentes, medicina, física, química, literatura, paz e economia. A premiação é destinada à pesquisa, descobertas e contribuições que se destacam como relevantes para a humanidade. O prêmio Nobel de Medicina é sempre o primeiro a ser entregue.

 

Fonte: G1

 

Confira algumas coisinhas que podem te interessar:

Que tal falarmos de Financiamento Estudantil?

Capital ou interior? Qual o melhor local para se exercer a medicina?

FESAR disponibiliza 100 vagas de medicina com duas modalidades de ingresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?