Enem 2022: Inscrições abertas, saiba mais!

Notícias
Reading Time: 2 minutes

Foram abertas nesta terça-feira (10), as inscrições da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. As inscrições são feitas diretamente, através da Página do Participante, e ficarão disponíveis até o dia 21 de maio. Nessa edição, pela primeira vez, o valor cobrado para a realização da prova poderá ser pago por Pix ou cartão de crédito, além dos métodos já existentes. Lembrando que as provas ocorrerão em dois dias e estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro.

O valor cobrado se mantém o mesmo pelo quarto ano consecutivo, R$ 85. O período para efetuar o pagamento encerra em 27 de maio.

O pagamento da taxa também poderá ser feito através de boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e pago pelos não isentos em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios.

Para aqueles que solicitaram a isenção do valor, o resultado dessas solicitações e também das justificativas de ausência na edição 2021 já se encontram disponíveis na Pagina do Participante. Lembrando que a aprovação desses pedidos não confirmam a sua inscrição no Enem 2022, ou seja, isento ou não, será necessário se inscrever.

Aproveitando a onda de novidades, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, sem capturas de tela.

 

Como funciona o Enem?

Os participantes respondem a 180 questões objetivas em provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes também escrevem uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema. Tudo isso em um tempo de 5 horas e 30 minutos.

O Enem é para todos aqueles que concluíram o ensino médio ou estão concluindo essa etapa, caso esse não seja o seu caso, você pode está participando como “treineiro” para conhecer melhor a prova e avaliar seu desempenho.

 

 

 

Tá querendo ver na prática como são essas provas? Aqui no nosso portal temos todas as provas e gabaritos do Enem desde 2009, tá? Vem que você vai se apaixonar nos nossos mimos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?