Enem digital: O que você precisa saber sobre a modalidade

Compartilhar:

enem digital

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Depois de alguns anos sendo uma prova estritamente física, o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, ganhou uma nova modalidade, hoje chamada de ENEM Digital.

Inicialmente a intenção do Enem, criado em 1998, era analisar a carga de conhecimento e aprendizado dos alunos do ensino médio, funcionando com um termômetro educacional. Entretanto, em 2003, o Governo Federal junto ao Ministério da Educação, estabeleceram essa prova como a principal forma de acessar o ensino superior.

Constituído como o maior vestibular do Brasil, assim como o segundo maior do mundo, o Enem, em suma, é o ponto de entrada através das plataformas do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Financiamento Estudantil (FIES), para o aluno ingressar nas universidades.

Quanto ao Enem digital, a nova modalidade vem tomando proporções para ser ainda maior que o próprio ENEM impresso, pois além de mais econômico, o Governo Brasileiro informa que até 2026, o Brasil adaptará essa nova etapa de prova.

Como funciona o ENEM digital?

Antes de mais nada, é importante saber que o ENEM digital tem suas especificações. Portanto, a único parte impressa da prova é a da folha de redação.

Entretanto, é indispensável saber que você não irá realizar a prova do Enem de casa ou por meio do seu próprio computador assim como nas edições impressas, será necessário se locomover à alguma unidade de ensino para execução da prova, pois o computador será especializado para tal momento e você não terá acesso a nenhum outro programa ou conexão de internet.

Após finalização do ENEM digital, é importante que você confirme as respostas e aí sim terá seu exame finalizado.

“A principal diferença é o ambiente de resolução da prova, a aplicação no computador acarreta em uma interação diferente com a avaliação, pois com um simples clique, ele pode voltar na questão que pulou ou até assistir um vídeo”, apontou Camila Ferreira, especialista em ENEM.

ENEM digital x impresso

Regras do ENEM digital

As regras se manterão da mesma forma que o impresso. Durante a aplicação das provas:

  • o fiscal estará presente
  • será permitido o consumo de lanches sem a embalagem
  • será permitido o consumo de água sem a presença do rótulo.

Os computadores serão designados a cada candidato não podendo haver troca. A forma de organização das salas depende do tamanho da unidade.

Contudo, o MEC informa que a disponibilidade dos computadores e alunos será respeitando a privacidade de cada um no momento da prova. Para a entrada no sistema de provas, cada aluno terá uma senha própria e o gabarito poderá ser levado para casa.

Como a modalidade da prova é virtual, o gabarito poderá ser manuscrito pelos estudantes que só será liberado 30 minutos que antecedem ao final da prova.

Os alunos conhecidos como treineiros não poderão realizar o ENEM Digital 2022. Portanto, as provas são destinadas aos estudantes que terminaram o ensino médio ou que estão no último ano.

Arrasando na TRI com Camila Ferreira

Inscrições

As inscrições acontecem no mesmo momento da modalidade impressa. No cadastro, o aluno deve escolher o formato da prova.

De acordo com o MEC, por mais que as provas impressas tenham cores que diferenciam as provas. O ENEM digital também terão as ordens das questões diferenciadas em cada prova.

O cronograma ENEM 2022 da prova geralmente acontece em maio e as provas no final de cada ano, entre os meses de novembro e dezembro

Mas se no final das contas ainda surge a duvida em você sobre qual das duas modalidades fazer, vem cá que tem mais pra te ajudar:

Camila Ferreira aponta que a experiência com o digital na avaliação passada foi bastante positiva. No entanto, ainda há outras questões como a localidade em que não compensa se deslocar para destinos longes em um dia de bastante estresse como é um dia normal de Enem. Outro ponto é a familiarização no uso de ferramentas digitais:

“É importante que o aluno tenha mais facilidade com o digital, que realmente acontece, tem aluno que é mais ágil, mais assertivo nesse ambiente. Mas também é preciso pensar se isso não vai gerar uma ansiedade por fazer uma prova diferente do que a maioria vai realizar”, comenta Camila.

Antes de terminar esse texto, não perde a coluna da Camila aqui no nosso portal, ela é especialista em TRI do ENEM. Vai entender mais sobre o assunto neste texto dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?