Halloween: Os maiores medos de um vestibulando

Imagem de Halloween com logo das Melhores Escolas Médicas

Escondam as crianças, peguem suas fantasias e encham seus potes de doce, pois é Halloween, ou dia das bruxas como conhecemos por aqui. Essa é a data em que muita gente costuma assistir filmes de terror, mas para quem tá estudando, os terrores acabam sendo outros. Sabemos da dificuldade que o aluno pode sentir na hora de decidir qual curso vai prestar na faculdade, ou a pressão que recebe dos parentes por ainda não ter se decidido.

Toda essa cobrança começa a gerar um frio na barriga toda vez que o assunto é citado, mas fique tranquilo, porque é normal ter todas essas dúvidas, então, vamos entender aqui um pouco sobre o por quê desses medos e tentar resolve-los?

1 – Medo de não ser aprovado

Vamos começar com o maior dos medos desse Med Halloween: o de não ser aprovado. Mas antes de tudo, lembre que tá tudo bem ter esse medo, até por que você vem se preparando pra isso já há um tempo. Lembre-se: é normal, principalmente quando se tem uma grande concorrência e quando a exigência do seu desempenho é alta. Mesmo com esse pensamento e receio, tente lidar com isso sempre se informando sobre a prova, analisando conteúdos cobrados e o modelo de prova exigido, por exemplo: prova objetiva, dissertativa, áreas que mais pesam para sua nota… E não fique se comparando com ninguém!

2 – Insegurança em relação ao curso escolhido

Ao terminar o ensino médio, mesmo que você já tenha decidido que Medicina é o que você quer, muito ainda pode ficar em aberto e é aí que os nossos monstrinhos internos aparecem para nos consumir, principalmente aquele que vem com o letreiro escrito “MEDICINA É O QUE EU REALMENTE QUERO?”. Quando aparecer uma dúvida em relação ao curso escolhido, é importante procurar reconhecer quais são as razões da insegurança. Por exemplo:

1 ? O medo é devido a não conseguir acompanhar o curso?

2 ? O medo é devido a não conseguir ser aprovado no vestibular?

3 ? Ter conhecido outra carreira ou ter pensado em outra possibilidade que também pareceu interessante?

4 ? Insegurança em relação à qualidade ou ao reconhecimento do curso?

5 ? Medo do mercado de trabalho, possibilidades de atuação ou do retorno financeiro?

Respondeu essas perguntas e aliviou seus medos de Halloween?

A melhor dica para responder essas perguntas é pesquisar mais sobre a carreira, ver sites e vídeos no YouTube, inclusive no nosso canal tem um vídeo especial de Halloween falando sobre os pontos citados nessa matéria. Além disso, conversar com profissionais e estudantes da área de interesse, participar de workshops, aulas experimentais e feiras de profissões são algumas das opções que podem te ajudar a responder tudo isso e tirar de vez essa sua dúvida da sua cabeça.

3 – Ansiedade para o dia da prova

O ideal é cuidar da ansiedade ao longo de todo o preparo para os vestibulares. Programe momentos de descanso e lazer, faça atividade física, terapia, pratique meditação e relaxamento como alguns cuidados indicados.  E não apenas nos momentos que antecedem as provas.

Estar alinhados com os aspectos importantes do seu cotidiano é essencial para que você consiga fazer sua prova da melhor maneira possível. Você é um aluno que é organizado, estuda, come bem, dorme bem, mas quando chega na semana da prova, ou no dia que antecede, você paralisa, “dá aquele branco”? E agora? Isso pode ser um gatilho da ansiedade, e um alerta do seu corpo dizendo: olha, suas emoções não estão controladas, onde está sua saúde mental?

Percebe como é muito importante, além da organização de estudos, ter equilíbrio com todos os setores para que seu desempenho seja o que você desejou, que você se preparou e que você é capaz de conseguir.

Pega essas dicas bônus para cuidar da saúde mental:

1 ? Clareza Nas Metas

2 ? Plano De Ação – Não adianta fazer tudo ao mesmo tempo

3 ? Respeitar cada etapa da preparação

4 ? Investir no treino da capacidade emocional

5 ? Atividade física – Vale qualquer uma

6 ? Técnicas de respiração

7 ? Meditação

8 ? Yoga

4 – Cobrança dos familiares

Existem vestibulandos que se sentem pressionados pela cobrança dos familiares. Nesse caso, é preciso compreender quais são as razões das cobranças. Por exemplo, será que os familiares têm noção da realidade do vestibular para o curso escolhido? Caso não tenham, é importante informar.

Caso ache esse medo um pouco mais dificil de superar, vem conferir a historia da Larissa Cardoso, que também teve esse medo antes de entrar no curso de medicina.

5 – Não saber qual faculdade escolher

A escolha da faculdade exige busca de informações. Quando o estudante não sabe qual faculdade escolher, é importante que seja feita uma pesquisa sobre todas as possíveis faculdades que o aluno gostaria de estudar, ou que oferecem o curso que ele quer prestar. Fazendo isso, ele já elimina as que não dão a devida assistência e você faz pesquisas mais profundas com as que oferecem. Para conhecer ainda mais das escolas médicas Brasil à fora, que tal dar uma olhadinha na nossa aba de “Escolas Médicas”, é só clicar aqui para conhecer as melhores escolas médicas de cada região.

Com todos esses 5 pontos já conversados e seus medos indo embora junto com o Halloween, dando espaço a muita força de vontade e foco para passar, fica de olho aqui no portal para mais matérias como essa.