INEP atualiza Guia do Participante para nota do Enem

Guia do Participante do Enem

Nos dias 21 e 28 de novembro será aplicada a prova do Enem (Nos dias 9 e 16 de janeiro é aplicada a prova para quem se inscreveu na reabertra), e sempre que chega pertinho do período de provas a galera se pergunta “Como é que é calculada a minha nota no Enem?”.  Para ajudar o participante a entender melhor sobre a prova do Enem, o Inep deu uma atualizada no Guia do Participante do Enem.

A gente tá ligado que o Enem tem seu próprio jeitinho de calcular a nota dos participantes, o famoso TRI – Teoria de Resposta ao Item. Esse danado TRI causa confusão em muita gente.

Basicamente, o TRI é a metodologia que o Enem utiliza para corrigir e produzir as suas questões desde 2009. Existe uma clara diferença entre essa e outras metodologias. Nas provas produzidas por TCT (Teoria Clássica dos Testes), por exemplo, são verificadas apenas a quantidade de acertos obtidos (um acerto vai equivaler a um ponto), na TRI não funciona assim, pois o cálculo é bem mais complexo.

*Você pode conferir mais sobre o que é a Teoria de Resposta ao Item lá na nossa Matéria.

Arrasando na TRI: é possível desvendar os segredos do Enem?!

“Ao final da prova, o Aluno A e o Aluno B acertaram seis questões, porém não acertaram exatamente as mesmas questões. Será que os alunos deveriam receber a mesma nota? Será que os dois alunos possuem o mesmo conhecimento?”

Guia do Participante

Lembrando que o Guia ajuda a entender o método aplicados nas 180 questões objetivas e não na redação, já que essa daí já é outra metodologia.

Depois de dar uma olhada no Guia do Participante do Enem é só revisar os conteúdos e esperar a prova mais aguardada do ano.

É claro que a gente tem uma matéria pra te ajudar com isso também:

Para os de primeira viagem: guia para quem está tentando vestibular de medicina

Confira algumas coisinhas que podem te interessar:

Como se preparar para o Enem | Medicina? Confira as dicas!

Confira a pontuação das redações do Enem 2020 e entenda seus critérios avaliativos

Saca só a listinha do MEDFLIX