Faculdade de medicina: tudo que você precisa saber

Compartilhar:

Faculdade de medicina: tudo que você precisa saber

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O universo do vestibular faz parte da jornada de todos que querem entrar no curso dos sonhos. Para aqueles que desejam cursar a faculdade de medicina a pressão tende a ser muitas vezes maior por conta da alta concorrência. Mas para aqueles que já conseguiram a sua vaga e estão ansiosos para o início do curso, a Melhores Escolas Médicas tem uma coisa para te dizer: seus problemas não acabaram.

 

Calma que não estamos te desmotivando rsrs. Como todo curso, a graduação vai exigir bastante comprometimento da sua parte, e antes de você achar que tudo vai ser um rio de leite condensado com bolas de chocolate é importante que você entenda como funciona a faculdade de medicina.

Para começar é importante saber que o curso de medicina é um curso integral com duração de 6 anos. No curso você vai passar por três etapas, sendo elas:  ensino básico, os estudos clínicos e o internato. 

 

Métodos de estudo

Para te introduzir ao mundo acadêmico da medicina é importante entender como funcionam os métodos de estudos das aulas que você vai acompanhar. As faculdades de medicina muitas vezes utilizam o método tradicional e o PBL para ministrar as aulas. Primeiramente é importante entender as diferenças entre eles.

Pra começar…o que é o método PBL?

Ele é uma prática pedagógica empregada em muitas Escolas Médicas brasileiras desde a década de 90. Ela inclui a apresentação de um problema para um pequeno grupo, que iniciará uma discussão durante algumas sessões. Um tutor dá suporte e orientação aos alunos. A discussão é estruturada para permitir ao aluno criar modelos conceituais para explicar o problema, tendo a possibilidade de compartilhar suas descobertas.

 

Essa metodologia ativa faz com que o aluno viva a Medicina desde o início do curso com atividades práticas e busque seu próprio conhecimento.

 

Na aprendizagem tradicional, o caminho normalmente é seguido em três passos: transmissão do conteúdo pelo professor; memorização; oferta de um problema que aplique este conteúdo. No entanto, no  PBL, em vez da primeira etapa ser constituída pela transmissão do conteúdo, o professor oferece um problema.

Na segunda etapa, você aluno, deve identificar qual conteúdo precisa aprender para resolver essa questão.

Na terceira, você estuda e aplica o que foi aprendido na resolução do problema. 

 

A função do professor no método PBL é atuar como facilitador de discussões, e não transmissor do conhecimento. 

O professor já não é o centralizador do conhecimento, ele não vai direcionar os alunos a um caminho específico, mas oferecer suporte para que o aluno encontre este caminho por conta própria.

 

E aí? Você iria se acostumar com esse método?

 

Cronograma de estudos: Como se organizar para o vestibular?

 

Estrutura da faculdade de medicina

A estrutura de uma instituição diz muito sobre a qualidade de ensino que ela pode proporcionar aos alunos. Para o curso de medicina a estrutura diz, além de tudo, sobre o que ela pode proporcionar aos estudantes ao nível de instalação.

Uma faculdade que te ofereça bons laboratórios vai te oferecer um aprendizado mais atual com o desenvolvimento médico e tecnológico nas diferentes áreas da medicina.

 

Você pode conferir, por exemplo, os laboratórios e estrutura da Unit- Universidade Tiradentes:

Vários campos acadêmicos importantes podem ser destacados entre as disciplinas estudadas na Unit

  • Morfologia;
  • Fisiologia 
  • Imagem;
  • Habilidades Clínicas;
  • Habilidades Terapêuticas;
  • Habilidades de Interpretação Clínica.

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED!

Existem cinco áreas principais da medicina: emergência, medicina de família e comunidade, ginecologia, medicina interna e pediatria. Além disso, existem muitas outras áreas menores de estudo.

Desde o início da graduação, os professores estimulam os alunos a desenvolver pesquisas e trabalhos científicos. Eles incentivam os alunos a combinar o ensino com a pesquisa para formar futuros profissionais.

Alunos da universidade recebem incentivos para ganhar bolsas de Iniciação Científica. Essas bolsas incentivam os alunos a se tornarem especialistas acadêmicos em uma determinada disciplina.

 

Hospitais Universitários

Os hospitais universitários são importantes tanto para a instituição quanto para o aluno. No âmbito acadêmico, o aluno de medicina pode exercer o que aprendeu durante os ciclos de ensino com profissionais qualificados para monitorar e dar o máximo de segurança para o paciente. 

 

A Universidade Tiradentes, atualmente, conta com uma parceria com o DeCós Day Hospital, sendo um exemplo das vantagens e boa estrutura de um dos mais tecnológicos centros de especialidades médicas.

 

“Somos um hospital-dia multifuncional e multidisciplinar, atendendo desde os consultórios, passando pela realização de exames e por cirurgias de pequena e média complexidades. O centro cirúrgico do DeCós funciona para procedimentos em ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, medicina esportiva, cirurgias geral, vascular e estética, urologia e neurocirurgia”, elenca o diretor geral do DeCós Day Hospital, Eduardo Almeida.

 

Estudos e cuidados com a saúde mental

Especialização

A Medicina é a área mais bem paga do país e isso enche os olhos de muitos que desejam cursá-la. Sabe aquela frase “Med por amor”? Muitas vezes é pelo dinheiro também. Pensando nisso, resolvemos trazer as especialidades médicas mais bem pagas para você começar a se imaginar de jaleco bem na vibe Greys Anatomy.

É importante lembrar que os valores mudam de acordo com a iniciativa. O salário de um médico pode variar entre iniciativa pública e privada, individual ou coletiva.

 

O que é preciso para se especializar?

 

Para ter o seu título de especialista, você precisa da validação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que atua por meio do Conselho Regional de Medicina (CRM). Para ter a validação, é necessário possuir um destes dois documentos:

Certificado de conclusão de Residência Médica credenciada pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica);

 

Título de Especialista concedido pela associação ou sociedade brasileira da respectiva especialidade – Associação Médica Brasileira (AMB).

Se tiver os dois, ótimo! Mas um só já é o suficiente.

 

Por hoje é isso… mas a gente vai te contar muito mais coisas sobre o mundo  da faculdade de medicina… então não deixe de acompanhar o portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?