O 5G no Brasil: A tecnologia vai chegar na medicina?

Notícias
Reading Time: 2 minutes

A tecnologia 5G na medicina vai impulsionar o mundo médico.

 

Você está mexendo no seu celular acompanhando aquela série que você tanto gosta. Seu plano de internet é bom, então sem problemas. Mas poxa, o vídeo não está carregando… a internet poderia ser um pouquinho mais rápida, né? Já imaginou um mundo onde você não vai se preocupar tanto com isso?

Em 2021, mais especificamente em 4 e 5 de novembro, foi realizado um leilão no Brasil para decidir quais operadoras poderiam implementar a quinta geração da internet no solo nacional, o 5G. As operadoras Claro, Vivo e Tim ( líderes no setor) foram umas das que arremataram o lote 5G.

 

Mais de 60 países já utilizam essa tecnologia e de uma coisa podemos ter certeza… eles não têm do que reclamar.

 

Mas antes de tudo, o que é o 5G

O 5G é a tecnologia mais atual de conexão à internet. Com essa tecnologia o compartilhamento de dados acontece muito mais rápido que seu antecessor, o 4G. E não é só isso. Outra característica é a baixa latência, ou seja, o tempo de resposta entre o comando e o resultado no dispositivo. Apesar da menor área de cobertura, se comparado ao 4G, o 5G permite que mais dispositivos compartilhem da mesma conexão.

 

O 5G consome menos energia que o 4G

E o 5G no Brasil? 

A rede 5G vai ser aberta nesta quarta-feira, 6 de julho de 2022. O primeiro local a ganhar a mais nova tecnologia de telecomunicações em solo brasileiro é a capital nacional, Brasília. As próximas cidades que irão receber o 5G serão:

  • Belo Horizonte;
  • Porto Alegre;
  • São Paulo.

O prazo para a implementação do 5G em todas as capitais do Brasil vai até 29 de setembro.

Isso vai pesar no seu bolso?

Então… para utilizar a nova tecnologia é necessário que o aparelho seja compatível. Caso o seu celular não seja compatível você ainda continuará utilizando a tecnologia 4G.

 

 Mundo médico – O 5G na medicina

A tecnologia 5G vai ser a grande impulsionadora das futuras tecnologias. Com a capacidade de transferência de dados da tecnologia 5G, muitas tecnologias daquelas que parecem que saíram de filmes de ficção científica podem ser possíveis, tipo:

  • Realidade Aumentada;
  • Jogos em Nuvem;
  • Tradução em tempo real;
  • Robôs no serviço de casa;
  • Drones como método de entrega;
  • Uso massivo de energias renováveis
  • Carros autônomos.

Mas vamos pro foco, o 5G na medicina. A principal tecnologia que será beneficiada é a tele medicina. A telemedicina facilita a interação entre médico e paciente utilizando o meio digital. O médico tem acesso a informações do paciente adquiridas por inteligências artificiais disponíveis no banco de dados, facilitando o diagnóstico. Se ainda está confuso tem matéria aqui no site para você entender a telemedicina:

 

Entenda a telemedicina

 

E aí? Você já consegue imaginar como serão as futuras tecnologias médicas com a chegada do 5G. Se ainda não conseguiu imaginar, a gente te ajuda a ter algumas ideias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina