O 5G no Brasil: A tecnologia vai chegar na medicina?

Compartilhar:

5G na medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A tecnologia 5G na medicina vai impulsionar o mundo médico.

 

Você está mexendo no seu celular acompanhando aquela série que você tanto gosta. Seu plano de internet é bom, então sem problemas. Mas poxa, o vídeo não está carregando… a internet poderia ser um pouquinho mais rápida, né? Já imaginou um mundo onde você não vai se preocupar tanto com isso?

Em 2021, mais especificamente em 4 e 5 de novembro, foi realizado um leilão no Brasil para decidir quais operadoras poderiam implementar a quinta geração da internet no solo nacional, o 5G. As operadoras Claro, Vivo e Tim ( líderes no setor) foram umas das que arremataram o lote 5G.

 

Mais de 60 países já utilizam essa tecnologia e de uma coisa podemos ter certeza… eles não têm do que reclamar.

 

Mas antes de tudo, o que é o 5G

O 5G é a tecnologia mais atual de conexão à internet. Com essa tecnologia o compartilhamento de dados acontece muito mais rápido que seu antecessor, o 4G. E não é só isso. Outra característica é a baixa latência, ou seja, o tempo de resposta entre o comando e o resultado no dispositivo. Apesar da menor área de cobertura, se comparado ao 4G, o 5G permite que mais dispositivos compartilhem da mesma conexão.

 

O 5G consome menos energia que o 4G

E o 5G no Brasil? 

A rede 5G vai ser aberta nesta quarta-feira, 6 de julho de 2022. O primeiro local a ganhar a mais nova tecnologia de telecomunicações em solo brasileiro é a capital nacional, Brasília. As próximas cidades que irão receber o 5G serão:

  • Belo Horizonte;
  • Porto Alegre;
  • São Paulo.

O prazo para a implementação do 5G em todas as capitais do Brasil vai até 29 de setembro.

Isso vai pesar no seu bolso?

Então… para utilizar a nova tecnologia é necessário que o aparelho seja compatível. Caso o seu celular não seja compatível você ainda continuará utilizando a tecnologia 4G.

 

 Mundo médico – O 5G na medicina

A tecnologia 5G vai ser a grande impulsionadora das futuras tecnologias. Com a capacidade de transferência de dados da tecnologia 5G, muitas tecnologias daquelas que parecem que saíram de filmes de ficção científica podem ser possíveis, tipo:

  • Realidade Aumentada;
  • Jogos em Nuvem;
  • Tradução em tempo real;
  • Robôs no serviço de casa;
  • Drones como método de entrega;
  • Uso massivo de energias renováveis
  • Carros autônomos.

Mas vamos pro foco, o 5G na medicina. A principal tecnologia que será beneficiada é a tele medicina. A telemedicina facilita a interação entre médico e paciente utilizando o meio digital. O médico tem acesso a informações do paciente adquiridas por inteligências artificiais disponíveis no banco de dados, facilitando o diagnóstico. Se ainda está confuso tem matéria aqui no site para você entender a telemedicina:

 

Entenda a telemedicina

 

E aí? Você já consegue imaginar como serão as futuras tecnologias médicas com a chegada do 5G. Se ainda não conseguiu imaginar, a gente te ajuda a ter algumas ideias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?