Por trás do meme: Brasil sofre com abandono de animais

Compartilhar:

abandono de animais

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você acompanha redes sociais como, TikTok ou Twitter, e se preocupa com o abandono de animais, com certeza deve ter visto o vídeo que um homem para na estrada para resgatar um gatinho e acaba com mais de 10 filhotinhos no seu carro. Isso foi o que aconteceu com Robert Brantley, na cidade de Louisiana, nos Estados Unidos. Na sua pagina do Instagram, ele compartilhou o vídeo desse resgate fofíssimo na estrada, confira:

 

O coração deve ter ficado quentinho em ver essa ação incrível do Robert, mas isso aconteceu lá nos EUA. Quando falamos de Brasil, esse assunto chega a assustar. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos, e 20 milhões de cães.

Se trouxermos esse número para uma realidade ainda mais próxima, citando a cidade de São Paulo, para cada cinco habitantes, há um cachorro, e dentro desse número, 10% estão abandonados. Já em cidades pequenas, essa situação não é tão diferente. Em muitos dos casos, esse número chega a 1/4 da população humana.

 

abandono de animais
Grafico sobre abandono de animais no Brasil

 

O Brasil não tem leis efetivas para a defesa e abandono de animais, principalmente leis quando o assunto é maus-tratos, o que já existe em outros países. Enquanto o exemplo não é seguido, cabe as pessoas tentarem minimizar o abandono, mesmo que seja de maneira improvisada.

Enquanto temos pessoas que ajudam, existem aquelas que fazem tudo ao contrário, em Tibiriçá, região de Bauru, um canil que abrigava mais de 70 cães de grande porte é alvo de investigação policial. A Delegacia do Meio Ambiente encontrou animais debilitados e em condições precárias de higiene, mais de 10 animais morreram, devido a complicações de saúde. A mobilização de voluntários no local tem salvado a vida dos demais.

Combater o problema é fundamental. Mais importante ainda, é não deixar que ele aconteça. Sabemos que todos precisam ter direito a vida, e nós humanos com certeza somos minoria, perante aos demais habitantes da Terra. Por isso devemos respeito.

Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro. Que agrida sem ser ameaçado. Que abandona sem ter motivo. Que maltrata sem justificativa, e que tem a capacidade de racionalidade, mas não usa.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?