Por trás do meme: Brasil sofre com abandono de animais

Blog
Reading Time: 2 minutes

Se você acompanha redes sociais como, TikTok ou Twitter, e se preocupa com o abandono de animais, com certeza deve ter visto o vídeo que um homem para na estrada para resgatar um gatinho e acaba com mais de 10 filhotinhos no seu carro. Isso foi o que aconteceu com Robert Brantley, na cidade de Louisiana, nos Estados Unidos. Na sua pagina do Instagram, ele compartilhou o vídeo desse resgate fofíssimo na estrada, confira:

 

O coração deve ter ficado quentinho em ver essa ação incrível do Robert, mas isso aconteceu lá nos EUA. Quando falamos de Brasil, esse assunto chega a assustar. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos, e 20 milhões de cães.

Se trouxermos esse número para uma realidade ainda mais próxima, citando a cidade de São Paulo, para cada cinco habitantes, há um cachorro, e dentro desse número, 10% estão abandonados. Já em cidades pequenas, essa situação não é tão diferente. Em muitos dos casos, esse número chega a 1/4 da população humana.

 

abandono de animais

Grafico sobre abandono de animais no Brasil

 

O Brasil não tem leis efetivas para a defesa e abandono de animais, principalmente leis quando o assunto é maus-tratos, o que já existe em outros países. Enquanto o exemplo não é seguido, cabe as pessoas tentarem minimizar o abandono, mesmo que seja de maneira improvisada.

Enquanto temos pessoas que ajudam, existem aquelas que fazem tudo ao contrário, em Tibiriçá, região de Bauru, um canil que abrigava mais de 70 cães de grande porte é alvo de investigação policial. A Delegacia do Meio Ambiente encontrou animais debilitados e em condições precárias de higiene, mais de 10 animais morreram, devido a complicações de saúde. A mobilização de voluntários no local tem salvado a vida dos demais.

Combater o problema é fundamental. Mais importante ainda, é não deixar que ele aconteça. Sabemos que todos precisam ter direito a vida, e nós humanos com certeza somos minoria, perante aos demais habitantes da Terra. Por isso devemos respeito.

Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro. Que agrida sem ser ameaçado. Que abandona sem ter motivo. Que maltrata sem justificativa, e que tem a capacidade de racionalidade, mas não usa.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina