Atualidades para o Enem: União Europeia

Atualidades
Reading Time: 2 minutes

União Europeia, vamos entender?

E aí medaholic, pronto para mais uma atualidade para arrasar no possível tema de redação, seja no Enem ou em provas de vestibulares diretos? O tema de hoje é: União Europeia, vamos entender?

Como o próprio nome já indica, é a união dos países europeus que fazem parte de uma organização política, social, econômica, e os interesses desses países são debatidos de maneira aberta, continental e democrática.

Os países que fazem parte dessa união não perdem sua soberania nacional, sua autonomia, o direito de debater assuntos internos, que suas leis sejam cumpridas de acordo com sua legislação, e seus representantes são escolhidos pela população. É um processo de unificação do ponto de vista econômico, político, social, entre outras coisas. 

E já que estamos falando da Europa, são vários debates continentais que estão inseridos nessa união, que após as discussões, decisões são tomadas em relação a algumas políticas, como política monetária, saúde, meio ambiente, segurança internacional, cooperação econômica entre esses países, zona aduaneira, adoção de moeda única, o Euro, cidadania europeia, não somente o país em que nasceu, por exemplo, além de Francês, o cidadão também tem a cidadania europeia, o europeu que faz parte dos países da UE, podem circular livremente por esse território sem a necessidade de passaporte. 

Como surgiu a União Europeia?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o contexto histórico, para saber de como surgiu a UE.

Os efeitos da Segunda Guerra Mundial, impactaram muito a economia mundial, principalmente na Europa, então havia a necessidade de reestruturação econômica, social e política de vários países europeus, diante essa necessidade, em 1952 é criado a Comunidade Europeia do Carvão e Aço, com a intenção de estimular a indústria e comércio entre os países que faziam parte dessa comunidade, mais especificamente Alemanha, Itália, França, Holanda e Luxemburgo, num processo de ajuda mútua, assim nasce o Mercado Comum Europeu.  

Nesse processo de pós-guerra, e o surgimento dessas organizações internacionais para consolidar aspectos socioeconômicos e políticos, e sair da crise que passou por muitos anos devido ao pós-guerra.

Passado os anos, em 1992 foi assinado o tratado de Maastricht, nos Países Baixos, o que oficializou a União Europeia, além da visão econômica, a UE  é baseada nos seguintes valores:

  • Dignidade Humana
  • Liberdade individual de circulação
  • Estado de direito
  • Democracia
  • Direitos Humanos
  • Igualdade

Quais países fazem parte da União Europeia?

Composta por 27 estados membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

O Reino Unido fazia parte da UE, e saiu oficialmente do grupo em 2020, essa decisão foi tomada depois da aprovação popular por meio de um referendo realizado no país em 2016.

Veja mais atualidades para o Enem:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?