Atualidades para o Enem: União Europeia

Compartilhar:

Atualidades: União Europeia

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

União Europeia, vamos entender?

E aí medaholic, pronto para mais uma atualidade para arrasar no possível tema de redação, seja no Enem ou em provas de vestibulares diretos? O tema de hoje é: União Europeia, vamos entender?

Como o próprio nome já indica, é a união dos países europeus que fazem parte de uma organização política, social, econômica, e os interesses desses países são debatidos de maneira aberta, continental e democrática.

Os países que fazem parte dessa união não perdem sua soberania nacional, sua autonomia, o direito de debater assuntos internos, que suas leis sejam cumpridas de acordo com sua legislação, e seus representantes são escolhidos pela população. É um processo de unificação do ponto de vista econômico, político, social, entre outras coisas. 

E já que estamos falando da Europa, são vários debates continentais que estão inseridos nessa união, que após as discussões, decisões são tomadas em relação a algumas políticas, como política monetária, saúde, meio ambiente, segurança internacional, cooperação econômica entre esses países, zona aduaneira, adoção de moeda única, o Euro, cidadania europeia, não somente o país em que nasceu, por exemplo, além de Francês, o cidadão também tem a cidadania europeia, o europeu que faz parte dos países da UE, podem circular livremente por esse território sem a necessidade de passaporte. 

Como surgiu a União Europeia?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o contexto histórico, para saber de como surgiu a UE.

Os efeitos da Segunda Guerra Mundial, impactaram muito a economia mundial, principalmente na Europa, então havia a necessidade de reestruturação econômica, social e política de vários países europeus, diante essa necessidade, em 1952 é criado a Comunidade Europeia do Carvão e Aço, com a intenção de estimular a indústria e comércio entre os países que faziam parte dessa comunidade, mais especificamente Alemanha, Itália, França, Holanda e Luxemburgo, num processo de ajuda mútua, assim nasce o Mercado Comum Europeu.  

Nesse processo de pós-guerra, e o surgimento dessas organizações internacionais para consolidar aspectos socioeconômicos e políticos, e sair da crise que passou por muitos anos devido ao pós-guerra.

Passado os anos, em 1992 foi assinado o tratado de Maastricht, nos Países Baixos, o que oficializou a União Europeia, além da visão econômica, a UE  é baseada nos seguintes valores:

  • Dignidade Humana
  • Liberdade individual de circulação
  • Estado de direito
  • Democracia
  • Direitos Humanos
  • Igualdade

Quais países fazem parte da União Europeia?

Composta por 27 estados membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

O Reino Unido fazia parte da UE, e saiu oficialmente do grupo em 2020, essa decisão foi tomada depois da aprovação popular por meio de um referendo realizado no país em 2016.

Veja mais atualidades para o Enem:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?