Rolê Med: 10 conteúdos de química para o Enem

No terceiro episódio do “Rolê Med”, o professor de química Augusto Heine, falou sobre Os 10 conteúdos de química mais cobrados no Enem, explicou como a prova funciona, como interpretar as questões e ainda revelou alguns macetes.

O professor Augusto Heine dá aulas de química para estudantes que estão se preparando para o vestibular e o Enem. Com uma metodologia de ensino bem leve e descontraída, o professor foge da monotonia em sala de aula e aposta nas brincadeiras, descontração e ainda quebra padrões do modelo tradicional de ensino.

Prova do Enem

Logo no início do bate-papo, o professor criticou o modelo de ensino “decoreba” e falou sobre a competência 5 do Enem que trata do entendimento e interpretação da prova.

Não é necessário decorar fórmulas para responder uma questão de calculo de química. O estudante que sabe o assunto e consegue interpretar a prova consegue responder a questão com uma simples regra de 3.

Nada de Decoreba

Ainda de acordo com ele, a prova do Enem não é “decoreba” e sim “conteudista”.

a prova do Enem mexe com varias habilidades a mesmo tempo, o Enem quer aluno que dê respostas curtas, no menor espaço de tempo e sem decorar nada, ou seja, ele não quer o aluno que só tenha o conteúdo decorado para responder uma questão. Ele quer o diferencial.

Top 10

O ponto alto da entrevista foi a listagem dos 10 conteúdos de química mais cobrados no Enem. Além de citar quais são os conteúdos, Augusto também explicou do que se trata cada um deles e deu dicas de como responder as questões. Ele também explicou o Macete Dona Porca e deu exemplo de como utiliza-lo.

1. Propriedades da substância
  2. Reações químicas
  3. Funções químicas
  4. Eletroquímica
  5. Termoquímica
  6. Soluções
  7. Estequiometria
  8. Equilíbrio químico
  9. Química ambiental
  10. Separação de misturas

Participações

O Rolê Med desse sábado foi bastante movimentado, com algumas participações ao longo da live. O primeiro a entrar na conversa foi o ex-aluno do professor Augusto, aprovado em Medicina na Faculdade Santo Agostinho (FASA), de Vitória da Conquista-BA, Danrley Alves.  Ele falou sobre a sua dificuldade com a matéria e, principalmente, sobre a falta de preparação para o vestibular da escola em que estudou.

Quando eu comecei no cursinho, eu não entendia nada do que o professor estava falando, até que ele falou de química orgânica. Achei que finalmente ia entender alguma coisa ali, mas em apenas uma aula ele falou tudo que estudei durante todo o ensino médio.

Além dele também teve participação do professor de física, Allyson Viana e do cantor de uma banda baiana.

Sorteio

Uma das surpresas foi quando o professor Augusto ofereceu presentear os seguidores da @soumedaholic através do sorteio de um e-book completo do Enem e de uma lista comentada de 100 questões de química. Além disso, o professor Allyson também disponibilizou um e-book de física para Enem. O Rolê Med desse sábado teve um verdadeiro show de presentes.

Assista o episódio completo: