Rolê Med: Tudo sobre a Medicina, assista ao vídeo

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Na estreia do “Rolê Med”, o médico e diretor executivo da Inspirali, Dr. José Lúcio Martins Machado, falou sobre o curso de Medicina, a carreira médica, mercado de trabalho, projeções de futuro da profissão, das áreas de especialização e respondeu perguntas dos telespectadores relacionadas à área. 

 

Responsável pela implantação e reestruturação de mais de 50 cursos de Medicina no Brasil, Dr José Lúcio Machado tem um currículo extenso, assim como experiência e conhecimento de sobra sobre a área médica. Logo no início da entrevista, ele fez questão de falar sobre as responsabilidades que a Medicina exige e dos compromissos que o indivíduo precisa assumir a partir do momento em que escolhe a área. 

 

Mercado de trabalho

“Não existe desemprego de Medicina no brasil, o que existe são maus empregos.”

 

Outro tema abordado foi sobre o mercado de trabalho e o futuro da profissão que segundo o especialista “é uma das profissões que tem a empregabilidade mais elevada no Brasil”. Além disso, ele também explicou o porque que não existe desemprego na área médica e deu dicas do que o recém formado deve fazer e quais as alternativas que ele tem caso não consiga passar de primeira em uma residência médica.  

 

Custo

“O sonho tem que ser do tamanho do seu bolso.”

Uma das maiores dificuldades de quem quer fazer uma graduação em medicina é conseguir uma vaga em uma escola médica pública ou conseguir pagar as altas mensalidades cobradas nas escolas médicas da rede privada. Sobre o tema, Dr Lúcio explicou o motivo do curso de Medicina ser tão caro, falou sobre financiamento estudantil e foi assertivo na afirmação sobre a quitação da dívida após a formação.

 

Medicina no exterior

“Não existe milagre na formação de médicos.”

 

Uma das alternativas para os estudantes que não conseguem a aprovação em uma escola médica no Brasil é optar pelas escolas médicas do exterior, que, além de terem mensalidades mais baixas, acredita-se ser mais “fácil” de entrar. Os destinos mais procurados são Argentina, Bolívia,Paraguai e Chile. Sobre essa opção, Dr Lúcio fez um alerta quanto a escolha da escolha médica e explicou a exigência do Revalida. 

 

Pressão

“Depressão e ansiedade estão presente em 40% dos estudantes de medicina do Brasil.”

 

A pressão que o indivíduo que escolhe Medicina sofre já é bem conhecida e até mesmo temida. Existe a dificuldade para a aprovação no vestibular, a pressão da escola e da família, a busca pela vaga em uma escola médica pública e diversos outros fatores. Na entrevista, Dr Lúcio falou sobre os indicadores de adoecimento mental nos estudantes da área e fez um aconselhamento sobre como o estudante pode evitar entrar para essa estatística. 

 

Inspirali

“É como disse Edgar Morin, ‘você tem que pensar globalmente e agir localmente.’”

 

Diretor executivo da Inspirali, uma vertente de Medicina do Grupo Ânima Educação, que é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do Brasil, Dr Lúcio falou sobre as inovações e a metodologia revolucionária que a empresa oferece às 14 instituições assistidas pelo grupo. Também explicou como é a seleção e o que fazer para conseguir ser aprovado em uma das escolas médicas assistidas pela Inspirali.

 

Debate

Ao final do bate-papo, Dr Lúcio respondeu às perguntas das pessoas que estavam participando da live. Teve resposta sobre a prática médica na pandemia, sobre a formação dos alunos de medicina, a importância do internato, escolha da residência médica e melhor hora para começar a estudar para seleção, plantões, saúde mental e muito mais. 

Assista o episódio completo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?