Saiba quais mudanças ocorrerão no Enem este ano

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Epa, no meu Enem não!

Confira o que rolou essa semana sobre um dos principais meios de ingresso no ensino superior brasileiro

 

A menos que você esteja vivendo em uma caverna sem acesso à informação, você deve ter visto algumas notícias que saíram acerca do nosso querido Enem. Desde mudanças na forma de avaliação, até críticas que afirmavam que a prova não media conhecimento algum, a prova foi o assunto principal nas semanas anteriores à sua aplicação.

Sabendo que a educação é um dos pilares para a formação do cidadão, ela se torna alvo do governo. No nosso caso, o atual presidente da República Jair Bolsonaro, durante viagem à Dubai, afirmou que o Enem não é necessário, pois não mede o conhecimento dos estudantes:

 

“Olha o padrão do Enem no Brasil… Pelo amor de Deus! Aquilo mede algum conhecimento ou é ativismo político ou ativismo comportamental? A gente não precisa disso.”¹

 

Na mesma viagem ocorrida na segunda-feira (15), o ministro da educação Milton Ribeiro disse que as questões “começam a ter a cara do governo” e que a prova não repetirá “absurdos” do passado. Já na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ocorrida aqui no Brasil, Ribeiro detalhou que as mudanças foram feitas visando “competência, honestidade e seriedade”:

 

“Essa é a cara do governo. Não temos nenhum ministro preso, nenhum caso de corrupção. Isso é importante”

 

Além disso, servidores do INEP afirmaram ter sofrido pressão ideológica para excluir questões polêmicas que, eventualmente, incomodem o governo Bolsonaro. Na quarta-feira (10), o professor Israel Batista (PV-DF), membro do INEP, fez uma denúncia contra  Dupas, presidente do órgão, na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O documento cita que foram reportados pelos funcionários da autarquia: “censura ideológica nos itens da prova do Enem” e “sérios indícios de (…) critérios político-ideológicos, mediante proibição de determinados temas e pautas”.

 

Com isso, podemos perceber que a prova não está isenta de neutralidade. Sempre ocorreram levantamentos sociais e políticos que incentivassem os vestibulandos a pensar e refletir sobre seu papel como ser social. É provável que não apareçam mais questões nesse estilo, mas as competências cobradas continuarão sendo as mesmas.

 

¹Disponível em: https://gazetabrasil.com.br/especiais/jair-bolsonaro/2021/11/17/enem-nao-mede-conhecimento-e-prova-e-utilizada-para-ativismo/

 

O que achou desse fato? Conta pra gente lá no Insta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?