Sisu: Inscrições acontecem de 6 a 9 de abril

Atenção estudantes! O Ministério da Educação (MEC), finalmente divulgou as datas para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos deverão se inscrever entre os dias 6 a 9 de abril, por meio da página do Sisu. O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 será publicado no dia 13 de abril.

Os selecionados na primeira chamada terão de 14 a 19 de abril para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição em que o candidato foi selecionado. Quem não for aprovado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril.

Quem pode se inscrever?

Poderá se inscrever no Sisu apenas os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)-2020, obtiveram nota superior a zero na prova de redação, e não participou do Enem na condição de treineiro.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br.

Como se inscrever?

1. Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e na próxima tela clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro.

2. Após entrar no site e fazer o cadastro, a primeira coisa a fazer é confirmar os dados. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

3. Agora você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção“.

4. Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

5. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.

6. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

7. Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições que vão até 9 de abril.

Sobre o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas, federais, estaduais ou municipais de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados nos cursos desejados, de acordo com suas notas no exame e a nota de corte do curso.

As instituições de ensino federais poderão ter vagas reservadas para quem se formou em escola pública e para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência. O candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham escolhido a mesma opção.

Cronograma de inscrição do Sisu:

• 6 a 9 de abril: inscrições

• 13 de abril: resultado da chamada única