Atualmente, um dos principais acesso às universidades públicas do país é através do Enem e Sisu. Todos os anos, milhares de estudantes participam do processo seletivo para o ingresso em um curso de graduação, especialmente para o curso de Medicina pelo Sisu.
No entanto, nos últimos meses de 2023, o processo seletivo passou por algumas atualizações que modificaram a forma de classificação dos estudantes. Devido as últimas modiciações, talvez alguns estudantes ainda fiquem confusos como será o ingresso a partir das próximas edições.
Se essa é a sua dúvida, não se preocupe, pois estamos aqui para esclarecer o procedimento de inscrição e a utilização da pontuação nos processos seletivos. Portanto, siga com a leitura para se manter informado acerca de aspectos cruciais, como as novas diretrizes de classificação e a maneira adequada de empregar sua nota do Enem.
Como usar a nota do Enem?
O Enem e o Sisu são programas governamentais de ingresso ao ensino público superior do Brasil. Um depende do outro para classificar estudantes, pois, para se inscrever no Sisu, é necessário que o candidato tenha realizado o Enem no ano seguinte.
Os candidatos serão avaliados e selecionados para ingressar na instituição de ensino superior a partir da nota obtida no exame.
Alterações no Sisu 2024
O Sisu, Sistema de Sleção Unificada, é o sistema utilizado pelo INEP para a seleção dos candidatos que buscam uma vaga em uma universidade. A nota é calculada a partir da média obtida da pontuação da prova do Enem.
Em 2023, as regras de seleção do programa sofreram algumas alterações devido às mudanças realizadas na Lei de Cotas n . 14.723/23. A primeira mudança foi na lista de classificação, a partir da edição de 2024 do Sisu, haverá apenas uma lista, contemplando ampla concorrência e estudantes cotistas.
Mas como isso vai funcionar? De início, todos os estudantes concorrerão em ampla concorrência. Somente se não alcançarem as notas nesta modalidade, passarão a integrar a lista de ingresso através das cotas caso atendam aos critérios exigidos pelo órgão. Antes, os candidatos cotistas poderiam se inscrever através de uma lista à parte, mesmo se tivesse pontuação suficiente na ampla concorrência.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa alteração visa diminuir a disparidade entre as modalidades, reservando as vagas de forma mais justa e direcionando melhor os candidatos.
Além disso, também foram incluídas as reservas de vagas para os candidatos quilombolas e PCD, redução do teto da renda familiar e na reserva de 50% das vagas de cotas para candidatos em situação de baixa renda. A partir da próxima edição, o valor do teto passará a ser de um salário e meio por pessoa, ou seja, a partir da próxima edição o valor será de R$ 1.320.
Mudanças na edição
A partir de 2024, outra mudança significativa entrará em vigor: haverá apenas um edição do Sisu por ano. O Ministério da Educação (MEC) implementou essa alteração com o objetivo de prevenir a ocorrência de vagas ociosas no processo seletivo, pois, conforme afirmado pelo ministério, o Sisu não alcançava o número suficientes de candidatos nas edições do segundo semestre.
Para compreender um pouco mais sobre essas as mudanças, temos alguns textos que explicam com mais detalhes sobre as alterações feitas pelo MEC:
Entenda o que muda com as novas regras de classificação do Sisu
Sisu terá apenas uma edição por ano
Como utilizar a nota do Enem para Medicina pelo Sisu
Diversas instituições públicas utilizam o Sisu como processo seletivo para classificar candidatos nos mais variados cursos, inclusive para Medicina. Como você já sabe, para se inscrever no Sisu, é necessário, portanto, ter feito a prova do Enem, mas como utilizar essa nota para ingressar na universidade? É isso o que iremos te explicar agora.
Existem alguns critérios estabelecidos pelo MEC para que os candidatos realizem a inscrição no processo seletivo do Sisu. O requisito mais improtante é que para inscrever, o candidato não deve ter obtido nota zero na redação.
Para se inscrever, acesse o portal do programa com o login e senha da sua conta Gov.br.
Entenda a pontuação da nota no sistema
Você já sabe que o Sisu utiliza a nota do Enem como critério de seleção. No entanto, para ser selecionado, o candidato precisa estar dentro da faixa de notas estabelecida como ponto de corte para cada grupo de cursos. A nota de corte é calculada com base na nota do candidato que ocupa a última colocação na lista de vagas.
Mas, como a nota é calculada?
É muito simples! A nota de corte é a média obtida a partir da pontuação das provas do Enem, considerando os pesos das questões. Durante o período de inscrições no Sisu, é através da pontuação dessa nota que o estudante se classificará.
Se um certo curso de uma instituição no sistema do Sisu possuir 50 vagas, a nota do candidato que ocupa a 50ª colocação será a nota definida como nota de corte e, para ser aprovado, os demais candidatos precisa obter nota menor do que essa. Deu para entender? Basicamente, a nota de corte é a nota mais baixa dentro da lista de vagas disponíveis.
A nota de corte é atualizada diariamente, portanto, o candidato deve estar sempre atento. Essa atualização acontece porque durante todo o período para as inscrições no sistema, é possível que o estudante altere sua opção de curso.
É muito importante que os estudantes fiquem atento as notas de corte das edições passadas do Sisu. Isso porque, geralmente, as notas não alteram tanto de uma edição para outra. Além disso, conferir as notas de cortes auxilia ao estudante a se guiar para saber se a nota obtida no Enem servirá para a aprovação.
Confira as notas de corte do curso de Medicina na nossa tabela, você pode filtrar por região, instituição, edição do processo seletivo e modalidade.