Sisu terá apenas uma edição por ano

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, está previsto para ter somente uma edição, a partir dos próximos anos. O programa é o responsável por ofertar vagas às instituições de ensino públicas participantes utilizando as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Assim sendo, durante esta semana, o Ministério da Educação (MEC) publicará a decisão efetuada no Diário Oficial da União (DOU). A alteração regida no novo modelo foi discutida em uma reunião no mês de setembro na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília.

No entanto, não é a primeira mudança anunciada pelo governo a respeito do programa neste fim de ano. No mês passado, o Ministério da Educação alterou as regras para a classificação do Sisu. As novas normas foram publicadas em 20 de novembro por meio da Portaria n.2027/2023 no DOU. Diferente do modelo de edição única, as alterações sancionadas já são consideradas a partir do próximo processo seletivo, ou seja, o de 2024. Para compreender melhor o que foi alterado, confira a matéria: Entenda o que muda com as novas regras de classificação do Sisu.

Em resumo, os futuros candidatos serão os primeiros a participar do Sisu com somente um processo seletivo anual. Até então, o programa funcionava com inscrições que abriam a cada semestre do ano. Dessa maneira, os alunos participantes deste último Enem 2023 estão considerados a vivenciar esse novo modelo de edição única do programa.

Como se inscrever no Sisu

Dentre os programas existentes, o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada é o que garante maior acesso à educação superior. Assim sendo, é necessário compreender a funcionalidade da inscrição para garantir sua vaga dentro de uma das universidades públicas participantes. Confira, então, o passo a passo para se inscrever no Sisu:

• Primeiro, realize o login em acesso.gov.br;
  • Depois do cadastro feito, vá até a página de inscrição do Sisu para se inscrever no programa;
  • Durante a inscrição no portal do Sisu,  tenha calma para confirmação de seus dados pessoais. Já que é através deles que o programa entra em contato com o futuro estudante;
  • Há a possibilidade de selecionar até duas opções de curso;
  • Agora que você já está dentro, olhe todos os cursos e as quantidades de vagas disponíveis conforme a universidade e modalidade. É possível pesquisar as vagas por nome da instituição de ensino, nome do curso ou nome do município;
  • Consulte quais as regras do processo seletivo de cada instituição de ensino, como nota mínima requerida ou normas para as cotas sociais;
  • Após ler a respeito dos dados do curso e modalidade da vaga escolhida, basta clicar naquela que deseja participar para, em seguida, apertar “confirmação de inscrição”;
  • Na aba de “classificação parcial”, você acompanha as notas de corte dos cursos escolhidos e a sua posição conforme os inscritos da mesma opção;
  • Na aba de “minha inscrição”, confira o processo e informações de ambas opções escolhidas durante a semana do Sisu;
  • Vale salientar que é preciso selecionar uma das opções como 1ª escolha, caso decida se inscrever em duas;
  • Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções, ainda pode disputar às vagas não preenchidas anteriormente através da lista de espera.

Como utilizar a nota do Enem

Os estudantes que participaram da última edição do Enem, neste ano, têm a chance de ingressar em diferentes programas com a nota adquirida do exame. Por exemplo, o Sisu, ProUni e o Fies. Logo, as exigências mudam conforme aquele selecionado. No entanto, ambas têm o fator comum de dependerem do resultado da prova. Mas a ansiedade enquanto espera o rendimento individual está disponível na Página do Participante, no dia 16 de janeiro, é capaz consumir o período de descanso do vestibulando. Para conferir maneiras eficazes para ajudar a lidar com o estresse e sensação de estar ansioso neste artigo: Como não surtar esperando resultado de provas.