O prazo para as convocações da Lista de Espera do Fies 2024 finaliza amanhã, 17. A previsão era até 30 de abril, no entanto, a pedidos dos candidatos a respeito de possíveis erros durante o processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) optou por adiar o prazo estabelecido anteriormente.
Neste primeiro semestre do Fies 2024, foram ofertadas mais de 67 mil vagas. Passaram a fazer parte da Lista de Espera automaticamente, os candidatos não pré-selecionados na primeira chamada do processo seletivo.
De acordo com o MEC, aqueles que foram pré-selecionados na lista de espera, têm até 03 dias para entregar e comprovar a documentação nas instituições de ensino superior a qual optaram no ato de inscrição. Para saber se foi selecionado ou não, é necessário acessar a página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com sua senha gov.br.
Caso seja pré-selecionado, o candidato deve seguir o seguinte passo-a-passo:
- Ir até a faculdade escolhida;
- Procurar a Comissão Permanente que trata do Fies naquela instituição;
- Apresentar a documentação exigida.
Após todo esse processo é que o candidato deverá ir até o banco que vai conceder o empréstimo. A lista é atualizada à medida que as vagas são ocupadas. Até o momento, o MEC já realizou 8 chamadas da lista de espera para atender a alta demanda de estudantes inscritos no processo seletivo.
O financiamento estudantil é a melhor forma de ingressar no ensino superior?
Descubra se essa é a sua melhor opção no e-book “Como ingressar em Medicina“:
Reclamações sobre a Lista de Espera do Fies 2024
Esta edição do Fies 2024, foi alvo de diversas críticas e reclamações de estudantes de todo o Brasil. De acordo com os candidatos inscritos no processo, algumas inconsistências, como erros no sistema do programa, têm atrapalhado a convocação da Lista de Espera.
Além disso, diversos candidatos alegam falta de rotatividade nas listas e não preenchimento de vagas não ocupadas no programa. Apesar da prorrogação, as reclamações seguem nas redes sociais do Ministério.
Saiba mais sobre a prorrogação do Fies 2024:
Fies prorroga prazo para convocação da Lista de Espera do Fies 2024
Sobre o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que visa acessibilizar o ingresso de estudantes brasileiros ao ensino superior através do financiamento estudantil em instituições de ensino particular.
Para ter direito ao programa, é necessário que o candidato esteja enquadrado em alguns critérios estabelecidos pelo MEC, como ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos na média geral do exame; ter tido nota igual ou superior a 400 pontos na redação. Além disso, o programa estabelece uma renda mínima de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. Ou seja, cerca de R$4.236,00.
Este ano, o governo federal deu início ao programa Fies Social, que consiste na reserva de 50% das vagas do programa e concessão de até 100% de financiamento a estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Quer saber mais? Confira mais textos que vão te ajudar a entender mais sobre o mundo dos vestibulares:
- UnexMED promove I Congresso de Urgência e Emergência do Interior da Bahiapor Leila Lima
- Fuvest 2025: confira as datas para a segunda fase do vestibular da USPpor Karla Thyale Mota
- Medicina é a graduação com maior empregabilidade do paíspor Leila Lima
- Como o MEC avalia os cursos de medicina? Confira os principais critériospor Melhores Escolas Médicas
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.