Prazo para convocação da Lista de Espera do Fies 2024 termina amanhã, 17

Fies 2024

Karla Thyale Mota

O prazo para as convocações da Lista de Espera do Fies 2024 finaliza amanhã, 17. A previsão era até 30 de abril, no entanto, a pedidos dos candidatos a respeito de possíveis erros durante o processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) optou por adiar o prazo estabelecido anteriormente.

Neste primeiro semestre do Fies 2024, foram ofertadas mais de 67 mil vagas. Passaram a fazer parte da Lista de Espera automaticamente, os candidatos não pré-selecionados na primeira chamada do processo seletivo.

De acordo com o MEC, aqueles que foram pré-selecionados na lista de espera, têm até 03 dias para entregar e comprovar a documentação nas instituições de ensino superior a qual optaram no ato de inscrição. Para saber se foi selecionado ou não, é necessário acessar a página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com sua senha gov.br.

Caso seja pré-selecionado, o candidato deve seguir o seguinte passo-a-passo:

• Ir até a faculdade escolhida;
  • Procurar a Comissão Permanente que trata do Fies naquela instituição;
  • Apresentar a documentação exigida.

Após todo esse processo é que o candidato deverá ir até o banco que vai conceder o empréstimo. A lista é atualizada à medida que as vagas são ocupadas. Até o momento, o MEC já realizou 8 chamadas da lista de espera para atender a alta demanda de estudantes inscritos no processo seletivo.

O financiamento estudantil é a melhor forma de ingressar no ensino superior?

Descubra se essa é a sua melhor opção no e-book “Como ingressar em Medicina“:

Reclamações sobre a Lista de Espera do Fies 2024

Esta edição do Fies 2024, foi alvo de diversas críticas e reclamações de estudantes de todo o Brasil. De acordo com os candidatos inscritos no processo, algumas inconsistências, como erros no sistema do programa, têm atrapalhado a convocação da Lista de Espera.

Além disso, diversos candidatos alegam falta de rotatividade nas listas e não preenchimento de vagas não ocupadas no programa. Apesar da prorrogação, as reclamações seguem nas redes sociais do Ministério.

Saiba mais sobre a prorrogação do Fies 2024:

Fies prorroga prazo para convocação da Lista de Espera do Fies 2024

Sobre o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que visa acessibilizar o ingresso de estudantes brasileiros ao ensino superior através do financiamento estudantil em instituições de ensino particular.

Para ter direito ao programa, é necessário que o candidato esteja enquadrado em alguns critérios estabelecidos pelo MEC, como ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos na média geral do exame; ter tido nota igual ou superior a 400 pontos na redação. Além disso, o programa estabelece uma renda mínima de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. Ou seja, cerca de R$4.236,00.

Este ano, o governo federal deu início ao programa Fies Social, que consiste na reserva de 50% das vagas do programa e  concessão de até 100% de financiamento a estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Quer saber mais? Confira mais textos que vão te ajudar a entender mais sobre o mundo dos vestibulares: