Vantagens e desafios das Universidades Públicas: O que considerar ao decidir onde estudar Medicina

Universidades

Mediante a jornada dos estudantes que decidiram cursar Medicina, eles se deparam com diferentes desafios durante o caminho. Primeiramente, a alta concorrência que o curso enfrenta nos vestibulares, aumentando a nota de corte para ingressar nas universidades. Mais do que isso, após as provas, os vestibulandos enfrentam uma decisão enorme que precisam tomar: em qual instituição estudar.

No entanto, não estamos aqui somente para apontar os desafios na trajetória dos futuros médicos. Mas sim para te auxiliar a decidir onde estudar Medicina, especialmente, aos estudantes que já estabeleceram instituições de ensino gratuito como seu foco de aprovação. Assim sendo, neste artigo, discutiremos as vantagens e os desafios das universidades públicas para que os alunos que estão considerando essa opção estejam cientes de toda a conjuntura.

Desafios presentes nas instituições públicas

Os vestibulandos que escolheram as universidades públicas como a melhor maneira de alavancar sua formação, já encontram a primeira desvantagem antes de entrarem no ensino superior. Como é notório, devido a grande demanda existente para o ingresso nas instituições estaduais e federais, ocorre uma desproporcionalidade em relação ao número de vagas e ao número de concorrentes.

No entanto, esse desafio não é nada que prejudique a formação dos futuros médicos quando comparado aos demais problemas nas universidades públicas. Primeiramente, infelizmente, dentro do âmbito público, existe a constante possibilidade de paralisações, seja por professores, servidores ou até mesmo os alunos. Assim sendo, com o desencadeamento de graves, o estudante sofre com a chance de ter o tempo estimado para conclusão do curso aumentado.

Além disso, a realidade presente em instituições federais e estaduais é de uma infraestrutura defasada. Como dependem de recursos governamentais, as universidades públicas enfrentam dificuldades em conseguir acompanhar as evoluções tecnológicas presentes na esfera da educação. Mais do que isso, há espaços requeridos, para o cumprimento necessário das grades curriculares dos cursos, que as instituições de ensino superior gratuito não oferecem. Portanto, ao se pensar nos alunos de Medicina, este é um desafio não só a ser enfrentado, mas que prejudica inteiramente o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Assim sendo, se para a infraestrutura das instituições faltam recursos, para os outros setores, como as pesquisas acadêmicas e pós-graduações, o investimento é menor ainda. Acontece que com os cortes nesses setores fundamentais nas universidades públicas, a funcionalidade dela diminui significativamente. Por exemplo, atualmente, a solução encontrada por pesquisadores qualificados foi sair do país, indo ao encontro de faculdades que valorizem profissionalmente eles. No entanto,

Vantagens presentes nas universidades públicas

Apesar dos desafios que estudantes que escolheram um ensino superior gratuito enfrentam, os benéficos dessas educação são os responsáveis por tanto deles disputarem as vagas para o curso almejado. Portanto, é nítido que o principal motivo de escolher ingressar em uma universidade pública é o valor da mensalidade: zero. Logo, não ter que pagar para adquirir um diploma é uma economia extraordinária. Assim sendo, em vista de que os valores das faculdades particulares de Medicina são assustadoramente caros, adentrar na vida profissional sem precisar se preocupar com parcelas mensais de alto valor é uma vantagem que facilita a jornada dos futuros médicos.

Além disso, independente dos recursos investidos, a qualidade do ensino oferecido aos estudantes é de uma qualidade extrema. Da mesma maneira que os alunos passam por processos seletivos que requerem muito deles mesmo, os professores contratados também precisam passar por uma várias etapas, além da prova nos concursos. Como a avaliação de produções científicas e acadêmicas junto à análise da titulação do mestrado ou doutorado. Portanto, a possibilidade de obter um ensino gratuito e de extrema qualidade equilibra qualquer desvantagem a ser enfrentada.

Em resumo, mediante aos desafios e as vantagens, decidir cursar Medicina em uma universidade pública é uma opção que deve ser considerada pelos vestibulandos. Mas caso você ainda não esteja decidido a respeito de qual instituição escolher, privada ou pública, confira nossas publicações a respeito das universidades de Medicina mais baratas por região.

Universidades mais baratas:

As universidades de medicina mais baratas do Nordeste

As universidades de medicina mais baratas do Centro-Oeste