Quais faculdades de medicina têm financiamento próprio?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

As linhas de crédito estudantil podem ser uma verdadeira mão na roda se você está planejando ingressar numa Escola Médica, mas sabe que o investimento necessário com a mensalidade pode acabar comprometendo o orçamento da sua família além da conta. Neste post, a MEM responde quais faculdades de medicina têm financiamento próprio? Se liga e não perde nenhum detalhe.

Como toda linha de crédito, os financiamentos estudantis têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Só que eles podem ser vantajosos porque além de alíquotas mais atrativas, costumam ter prazos mais longos para quitação do empréstimo junto à instituição bancária.

Você pode financiar o valor integral ou parcial das mensalidades do curso, de acordo com a sua condição financeira. Leve em conta também que os empréstimos privados não dependem da comprovação de baixa renda, nem da nota do Enem.

Para você: E-Book para saber como sobreviver ao Multiverso Med!

Você sabe, mas não custa lembrar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área.

O medo mais frequente de quem pensa em buscar um financiamento estudantil é acabar com muitas dívidas. A vantagem é que o pagamento das mensalidades só tem início após a conclusão da graduação. Ou seja, quando o aluno já está no mercado de trabalho. Neste post, a MEM Responde explica isso direitinho. Clica aqui.

Porém, um aspecto importante na hora de contratar um financiamento é entender como funciona o pagamento. Não basta apenas que a taxa de juros seja justa, é fundamental que as condições de pagamento se adequem aos seus planos de carreira.

Financiamento de Medicina

Atualmente, alguns grupos educacionais já formalizaram parcerias com instituições financeiras para viabilizar que faculdades de medicina tenham financiamento próprio na modalidade de parceria. Confira estes exemplos que separei.

CashMe – A solução de crédito possui como garantia o imóvel. Aqui é possível calcular o valor integral do seu curso no simulador, e até 240 meses para pagar, num processo ágil e 100% digital, uma carência de três meses e taxas de juros a partir de 0,98% ao mês + IPCA.

Alume – Por essa plataforma, a instituição financeira paga a faculdade antecipadamente e você passa a pagar apenas a Alume, até o final do curso. A negociação da antecipação com a instituição de ensino é responsabilidade sua. Em compensação, caso consiga algum desconto, ele fica 100% em seu benefício. É possível obter até 90 dias de carência para a primeira parcela durante o curso e o prazo máximo de pagamento é 180 semestres (15 anos). A taxa de juros média é de 0.99% ao mês + IPCA.

E, você, conhece faculdades de medicina que têm financiamento próprio? Me conta nos comentários.

Outras opções de Financiamento

Santander – Financiamento Estudantil Graduação Saúde do banco Santander, que oferece condições personalizadas para alunos da área. A linha de crédito é disponibilizada por período letivo. O crédito do Santander é liberado para alunos a partir da 4ª mensalidade. O valor financiado é enviado para a universidade em uma única parcela. Já o estudante terá o dobro do tempo do curso para efetuar o pagamento em parcelas que são debitadas direto da conta. Ahh, atualmente, o banco possui uma taxa a partir de 1,39% ao mês.

Itaú – O Pravaler é a maior instituição privada voltada para a intermediação de financiamento estudantil através da parceria com a instituição bancária. Todo o processo é online. A contratação é semestral e pode ser feita a qualquer momento do seu curso. Para solicitar o crédito para a graduação de Medicina, é necessário ter um fiador, comprovar renda de 2,2 vezes o valor do curso (pode ser a renda do fiador, caso o solicitante não tenha renda própria) e não ter restrições na documentação.

FundaCred – O crédito educacional para Medicina da Fundacred tem a menor taxa do segmento. Para solicitar o CredIESMed, primeiro você deve verificar a disponibilidade na instituição de ensino desejada. A consulta pode ser feita na página de simulação de crédito. Algumas instituições permitem indicar até dois fiadores, que podem ser casados ou conviventes entre si. Atualmente, a taxa administrativa da Fundacred é de 0,19% ao mês. Ah, não são cobrados juros remuneratórios, isso porque a fundação trabalha com um sistema de retroalimentação que é mantido pelos estudantes concluintes que estão em fase de restituição.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação. O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Tá na hora de acelerar a sua preparação com a Melhores Escolas Médicas! Se inscreva em nosso canal no youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?