Qual a mensalidade da Fameca?

A Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) está localizada no Centro Universitário Padre Albino, no Noroeste do Estado de São Paulo. Atualmente, o valor da mensalidade da Fameca está fixado em R$ 8.084,49 e o curso com período integral está dividido em 12 semestres letivos.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória da Fameca

A primeira turma foi iniciada em 1970. Desde o seu reconhecimento, há quarenta e dois anos, já graduou cerca de 2.500 médicos. Atualmente, possui nota 4 na Avaliação do Ministério da Educação (MEC). O curso também é acreditado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM).

A cada semestre são ofertadas 100 vagas. As inscrições para o vestibular costumam ser realizadas no mês de novembro pelo site da Fameca. Já as provas do processo seletivo são aplicadas em dois dias, geralmente, no segundo final de semana do mês de dezembro.

Sala de Aula Prática da Fameca
Divulgação

Para quem não consegue arcar sozinho com a mensalidade da Fameca, atenção! No vestibular do ano passado, a Faculdade não disponibilizou vagas por meio do FIEs, mas ofertou a possibilidade de ingresso através de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O Hospital-Escola Padre Albino, Referência Regional, tem capacidade para 209 leitos. É hospital geral, oferecendo atendimento a pacientes advindos do Sistema Único de Saúde (SUS), de outros convênios e a particulares. Seu Pronto-Socorro, único da microrregião, atende, aproximadamente, 100.000 pacientes/ano.

O curso oferece Programas de Residência Médica credenciadas pelo MEC nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica, Medicina intensiva do adulto, Medicina intensiva pediátrica, Radiologia e Diagnóstico por imagem, Anestesiologia, Cirurgia do Trauma e Neonatologia.

A Jornada Médica

Força de vontade e um bom preparo são apenas alguns dos passos essenciais para você alcançar o tão almejado sonho de se formar em Medicina. O primeiro passo de uma pessoa que deseja seguir a área médica é realizar um processo seletivo.

Atualmente, a seleção pode ser feita através de vestibular próprios das Instituições de Ensino públicas e privadas, ou por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o mecanismo para ingresso através de programas a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Quer conferir quais vestibulares de medicina estão com inscrições abertas? Clica aqui.

Após a aprovação, o medaholic precisa realizar a matrícula na Escola Médica e aí a jornada continua para cumprir a grade curricular de 6 anos de estudo. A formação final é a área generalista, o chamado clínico geral.

O curso tem a fase do internato em que o futuro médico tem maior contato com a prática hospitalar. As residências também fazem parte da formação e das especializações escolhidas. O período de duração de cada uma delas varia de acordo com a área escolhida pelo medaholic.