O Prêmio Dasa de Inovação Médica tem o objetivo de reconhecer grandes inovações no ramo da saúde em todo o cenário brasileiro. Instituições… profissionais… qualquer área da saúde que se compromete em trazer boas mudanças pode participar.
A premiação tem parceria com as curadorias da VEJA SAÚDE para o reconhecimento dos projetos. A bancada recebe os projetos que são conduzidos ou publicados por médicos e cientistas brasileiros. Após isso, todos os projetos passam por uma avaliação do júri.
Os temas dos projetos são bem variados, como: estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção, invenções e dispositivos criados por healthtechs e vários outros.
Achou que não ia rolar inovação no Brasil?
O prêmio contempla 6 categorias:
Inovação em Genômica
Abarca pesquisas e demais iniciativas, que têm ou terão impacto na realidade clínica, nos âmbitos da detecção, do controle e do tratamento de doenças, bem como ferramentas genéticas para melhorar o entendimento da biologia humana e a eleição de terapias.
Inovação em medicina diagnóstica
A categoria contempla estudos e demais projetos, de impacto clínico e/ou acadêmico, nos campos das análises clínicas, patologia, radiologia, diagnóstico por imagens e telediagnóstico.
Inovação em tratamento
Abrange todas as especialidades da medicina que desenvolvem estudos e soluções com propostas terapêuticas, visando à cura ou ao controle de patologias ou, ainda, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, bem como tecnologias e terapias que promovem valor em saúde.
Inovação em prevenção e promoção da saúde
Está aberta a pesquisas, campanhas e demais intervenções que objetivam à prevenção primária de doenças ou à redução do risco de patologias, comportamentos ou situações que ameacem o bem-estar físico e mental.
Inovação em medicina social
Destina-se a projetos assistenciais ou educativos concebidos e/ou realizados por médicos e demais profissionais com atuação sobre um grupo específico ou a população como um todo, tendo a meta de promover o acesso dos cidadãos a recursos que beneficiem a saúde.
Inovação em HEALTHTEC
A categoria é voltada exclusivamente a startups de saúde que, por meio da criação de um serviço, produto ou tecnologia inovadora (e com resultados tangíveis), têm apoiado pacientes e/ou aperfeiçoado alguma faceta do sistema de saúde brasileiro.
Como exemplo de inovação, em 2020, a instituição Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil) ganhou o prêmio na categoria INOVAÇÃO SOCIAL pelo projeto de Telemedicina SAS Brasil e cabine de teleatendimento com desinfecção automática para comunidades carentes durante a pandemia do novo coronavírus.
Os vencedores da edição de 2021 serão divulgados em dezembro no evento promovido pelo site de VEJA SAÚDE.
O Prêmio Nobel de medicina chora após isso.
Os trabalhadores na área da saúde podem enviar seus projetos de inovação para o e-mail: premioinovacaomedica@gmail.com.
Confira algumas coisinhas que podem te interessar:
Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem acontece nos dias 27 e 28 de outubro
Tudo sobre o curso de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Vestibular de medicina da UNIMAR está com inscrições abertas
Dica de Escola Médica dos sonhos: Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR