Uma questão de física aplicada no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 pode ser anulada devido a um erro apresentado no enunciado. Até o momento, o Inep, órgão responsável pela prova, ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de revisão.
A questão, que abordava conceitos de calorimetria, pedia que o candidato identificasse a eficiência energética de uma cafeteira elétrica. No entanto, as alternativas não condiziam com os valores apresentados, levantando dúvidas sobre a coerência da questão.
O professor de física Rafael Souza, da plataforma PasseiMed, aponta que o erro compromete a resolução da questão. “Essa é uma questão de calorimetria que envolve potência útil, potência total e eficiência. O problema é que, com os dados fornecidos, a potência útil aparece como maior do que a potência total”, explica.
Entenda o problema
Ao realizar o cálculo da potência da cafeteira usando os dados fornecidos, o valor obtido para a potência útil é de 933 watts, enquanto a potência total informada é de 700 watts. Em outras palavras, a questão descreve uma máquina cuja potência total é 700 watts, mas, ao fazer os cálculos, o valor da potência útil chega a 933 watts, o que é fisicamente inviável, pois a potência útil não pode exceder a potência total.
O professor Rafael acredita que a intenção do elaborador era levar o candidato a escolher a alternativa B, com uma eficiência em torno de 75%. “Se você fizer a razão entre os 700 watts e os 933 watts obtidos no cálculo, chega-se a aproximadamente 75%, o que corresponde à letra B. Provavelmente, essa era a resposta pretendida, mas houve um deslize que comprometeu a coerência da questão”, completa.
Segundo dia de provas
O segundo dia do Enem 2024 foi marcado pela realização das provas de Ciências da Natureza e Matemática. Com um nível de dificuldade de média para fácil, os professores da PasseMed comentaram ao vivo as provas desta edição.
Entre as questões abordadas, os estudantes enfrentaram perguntas sobre a vacina contra a Covid-19, quadrinhos de renomados cartunistas como Laerte e Bill Watterson (criador de Calvin), além de questões sobre daltonismo.
De acordo com a professora de Biologia, Janaina Gentil, a prova seguiu sem grandes surpresas, mas trazendo assuntos dentro dos principais temas da Biologia. “Em relação a prova do ano passado, essa foi mais fácil, mas ainda com algumas dificuldades. Dentro dos assuntos recorrentes, a prova abordou algumas novidades, como Daltonismo em Genética. Além disso, a prova desse ano não teve Botânica, que é um assunto presente em quase todas as edições do Enem”, destaca.
- Faltou a prova? Confira se está apto a pedir reaplicação:
Candidatos podem solicitar reaplicação do Enem 2024 a partir de segunda, 11
Gabarito Enem 2024
Durante o balanço do segundo dia de prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o gabarito oficial da prova do Enem 2024 será antecipado. De acordo com o edital do exame, o gabarito estava previsto para 20 de novembro. “Seria só na semana seguinte, vamos antecipar para a próxima”, informa o ministro.
Fique por dentro do mundo da medicina:
- Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; confirapor Karla Thyale Mota
- Entenda como o nível de dificuldade do Enem 2024 impacta na nota de corte em Medicinapor Karla Thyale Mota
- Como funciona o FIES: entenda o Fundo de Financiamento Estudantilpor Melhores Escolas Médicas
- Posso cursar Medicina no exterior com nota do Enem?por Melhores Escolas Médicas