Resultado do Sisu: Saiba como aliviar a ansiedade

Compartilhar:

Sisu

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Segundou brasil! Para essa semana que inicia, o segundou é o novo sextou, principalmente para você medaholic que está aguardando o resultado do Sisu, que é quando mesmo?

23 de fevereiro, faltam 48 horas e 487694876453 segundos, mas quem está contando? Por aqui está tranquilo, calmos, serenos, nada ansiosos, será? Hahaha

E você? Como está o seu coraçãozinho e sua mente nessas horas que antecedem o resultado?

Olha só, a ansiedade é um sentimento super normal, principalmente para quem está aguardando o resultado de um processo que tem uma big importância na vida profissional e acadêmica, afinal de contas, você está esperando uma vaga em uma escola médica.

A ansiedade boa, nos motiva, nos coloca para agir, já quando somos tomados por ela de forma negativa, não trazem benefícios a nossa saúde física e mental, ressalta a psicóloga Anir Oliveira.

Alguns sintomas podem surgir quando a ansiedade está latente, como por exemplo, sudorese, taquicardia, falta de ar, insônia, e nos casos mais graves, crises de pânico.

E não queremos que isso aconteça com você né querido medaholic. Relaxa, o que tinha para acontecer, já foi, se não foi dessa vez tem Enem esse ano novamente, se não rolar o Sisu, tem Prouni, e fies.

Então relaxa e vamos conferir dicas para aliviar a ansiedade enquanto você aguarda o resultado do Sisu:

  • Respire fundo!

Inspire pelo nariz e expire pela boca no dobro do tempo. Repita quantas vezes você achar necessário, até aliviar essa tensão.

  • Rede de apoio

Procure o colo dos seus pais, da sua tia, do seu avô, da amiga, enfim, procure acalanto nas pessoas que te apoiam, que você confia e que dão aquele afagozinho no coração. Terapia é uma boa tb. Quando ficamos ansiosos temos vários pensamentos disfuncionais, e conversar com outras pessoas que te entendem, ajuda a colocar esses pensamentos no lugar, e evita e você continue criando paranoias delirantes, como diria Gustavo, para os íntimos Black Alien.

  • Coma bem e durma bem

Evite alimentos processados, e muito gordurosos, não faz bem para nosso corpo, o que pode potencializar o mal estar. Privação de sono não é de Deus, então tente relaxar, e durma bem. O sono ajuda regular vários hormônios importantes para o funcionamento do nosso corpo.

  • Faça o que gosta

Que tal investir um tempo em atividades que te dão prazer? Pode ser assistir filme e séries ( temos várias indicações de filmes e séries no Medflix), fazer uma caminhada, dançar, correr, fazer uma trilha, contato com a natureza, ler um livro, encontrar amigos (desde que esses não exerçam pressão sobre o assunto e gerem gatilhos no assunto que vc  não quer lembrar).

  • Faça afirmações positivas

Durante o dia, faça afirmações positivas, do tipo: eu consigo, eu sou capaz, eu sou suficiente, eu fiz o que podia, eu dei o meu melhor. Isso ajuda seu cérebro ressignificar e lembrando que sua capacidade não pode e nem deve ser medida por um resultado. Você é muito mais que isso. Outras oportunidades virão.

E quando algum pensamento negativo quiser toma conta de você, lembre desse texto, e tente realizar essas dicas. Você é demais medaholic, sua caminhada é linda e árdua.

Lembrando que se os sintomas da ansiedade estiverem acentuados, é necessário procurar um profissional especializado, um psicólogo e tratar a ansiedade, quando não controlada pode atrapalhar muito sua vida.

Veja mais sobre o resultado do Sisu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?