A verdade sobre entrar em medicina

a verdade sobre entrar em medicina

Você provavelmente não sabia, mas nós vamos te contar um segredo: a verdade sobre entrar em medicina!

Passar no vestibular, essa é meta do estudante que está concluindo o ensino médio e quer uma graduação no ensino superior. Haja pressão e coração para decidir sua profissão, sua vocação, baseado em provas e exames.

Sabemos o quanto pode ser desafiador esse momento, e quando falamos em medicina aí que o desafio é maior. Não porque medicina seja o melhor curso do mundo comparado aos outros cursos, porém é bastante concorrido, devido ao número de vagas e quantidade de candidatos inscritos.

Sair do ensino médio e passar direito no curso de medicina não é impossível, embora seja difícil. Vamos aos dados.

Segundo essa matéria veiculada no site G1, a porcentagem de alunos que passam na primeira tentativa na Universidade de São Paulo, representam 10% do total de calouros do curso de medicina da capital paulista.

E se você acompanha A história do aprovado aqui no portal, pode perceber que na maioria dos casos os estudantes de medicina não tiveram sua aprovação imediatamente, passaram 2 ou 3 anos no cursinho, ou estudando em casa, preparando-se para a entrada em uma escola médica.

Aqui vai outro dado da realidade para você medaholic: o perfil do estudante de medicina brasileiro.

Faixa etária dos ingressantes, 18 a 24 anos – isso é bem importante ressaltar, por quê? Para te lembrar que nem todo mundo entra de primeira na faculdade de medicina.  Então pare se torturar! e vale lembrar que existem vários estudantes que já fizeram outra faculdade e resolveram largar tudo para fazer medicina do zero.

Está se sentindo desmotivado?

Respira, reúne forças e vem conferir alguns relatos de alunos que tentaram várias vezes até conseguir.

Juliana Santos Teles, estudante de medicina da Universidade Federal de Sergipe, começou a estudar para medicina em 2015, fez cursinho, estudou em casa e conseguiu sua suada e sonhada vaga em 2020.

Thays Batista, médica formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Na sua quarta tentativa, já cansada, quase combalida, e sem esperança, Thays fez a pontuação necessária para entrar em medicina, e conseguiu uma bolsa de estudos pelo Prouni na Universidade Católica de Pernambuco.

Thays entrou na faculdade de medicina aos 23 anos. Ao contrário do que as pessoas acham, que você tem que entrar em medicina de primeira, Thays está aqui para provar que isso não é verdade, e se você está acompanhando as histórias dos aprovados por aqui no portal, a grande maioria não passou de primeira.

Estefany Della Flora, concluiu a graduação em publicidade e propaganda, e correu atrás de um antigo sonho: entrar numa escola médica. Foi fácil? Não! Após três tentativas, ela conseguiu.

Daqui a pouco pode ser a sua história sendo contada aqui no portal.

Essas e outras histórias você pode acompanhar no nosso portal, além de dicas de estudos, como passar em medicina, e datas dos próximos vestibulares de medicina.