Mapa do estudante de medicina

Mapa do estudante de medicina, você sabe o que é? Já ouviu falar? Calma, vamos explicar!

Veja só querido medaholic, o perfil dos estudantes é bem variado, e não só dos alunos de medicina que estou falando. Em relação a todos os cursos, até porque educação tem que ser inclusiva, nem só de medicina vive o mundo, apesar de que se você está por aqui, é bem provável que você ame o mundo da medicina, mas voltando ao assunto, a educação tem que ser para todes. Seja qual for faixa etária, classe social, escolha de curso, gênero, entre outras coisas.

Mas já que começamos a falar sobre perfil de estudante, que tal falarmos sobre o mapa do estudante de medicina? Sim!! Sobre você medaholic! Depois quero você me conte se está enquadrado em alguns desses pontos, certo? Então vamos lá!

• Faixa etária dos ingressantes

18 a 24 anos – isso é bem importante ressaltar, por quê? Para te lembrar que nem todo mundo entra de primeira na faculdade de medicina.  Então pare se torturar! e vale lembrar que existem vários estudantes que já fizeram outra faculdade e resolveram largar tudo para fazer medicina do zero. Na coluna história do aprovado aqui no portal, você pode conferir vários relatos.

• Who run the wolrd? GILRS!

É  girl power no mundo Med minha gente! Quem tem certeza que as mulheres vão dominar o mundo?  60,5% do público é feminino, ou seja, mais da metade. Demais!

Por fala no poder das mulheres em todos os espaços, principalmente na medicina, você conhece as primeiras médicas do brasil e a primeira médica formada no mundo? elas fizeram total diferença na época, e principalmente na importância da saúde da mulher, e dar oportunidade para você minha amiga, ocupar a cadeira numa escola médica e ser uma futura profissional.

• 71% dos alunos são provenientes de escolas privadas

o que isso quer dizer? que a maioria dos estudantes fez seu ensino médio em escolas particulares.

• 61% dos alunos se autodeclaram brancos

Como assim? veja só, quando vamos responder algum questionário, seja do IBGE, ou do Censo escolar, tem lá perguntando qual a sua raça/sua cor, 61% respondeu que são da cor branca.

• 68% não possuem financiamento.

Essa porcentagem listada, significa que os alunos não financiaram a mensalidade do seu curso, tem a grana para pagar os custos com a universidade.

• Dos 32% que possuem incentivo financeiro

42% possuem FIES, 18% possuem PROUNI, e 40 % possuem outros tipos de financiamento.

Pertencem as quais classes sociais?

• Classe A: 9% – renda acima de 20 salários mínimos.

• Classe B: 26% – renda acima de 10  e até 20 salários mínimos.

• Classe C: 32% – renda entre 4 e até 10 salários mínimos.

Classe social é um grupo dentro de uma sociedade que se diferencia de outros em decorrência de características econômicas, políticas ou culturais. Já o IBGE, para elencar a classe social, utiliza a renda de todos os moradores da mesa residência. Esses cálculos foram feitos baseados no salário mínimo de 2020, última pesquisa feita pelo órgão.

Fonte Censo de Educação Superior 2020 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP)

Para a Classe de Renda a fonte é o Enade 2019.