Como escolher a especialidade médica certa para você

Compartilhar:

Prouni - especialidade médica

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Depois que você realizou o seu sonho de entrar na faculdade de medicina, chega o momento de escolher qual caminho você seguirá, seja ir direto para o mercado de trabalho ou seguir para a residência. A escolha da especialidade médica é um momento importante na vida profissional de qualquer médico. 

 

É um processo que envolve muita reflexão e autoconhecimento, além de muita pesquisa sobre o mercado de trabalho e as diferentes possibilidades de atuação. Neste texto, vamos abordar algumas dicas importantes para que você possa escolher a especialidade médica que mais se encaixa no seu perfil.

 

O mercado de trabalho na área de medicina

 

Antes de escolher uma especialidade médica, é importante analisar como está o mercado de trabalho para medicina. Algumas especialidades são mais valorizadas do que outras e podem oferecer mais oportunidades de emprego. 

 

Além disso, é preciso levar em consideração a demanda de cada especialidade em sua região. É importante avaliar se a especialidade escolhida é promissora, se há mercado suficiente para atender a demanda e se o valor pago é condizente com a remuneração esperada.

 

Perfil no Brasil do profissional médico

 

De acordo com o estudo denominado “Demografia Médica no Brasil 2020”, coordenado pela Faculdade de Medicina da USP em parceria com o Conselho Federal de Medicina, em janeiro de 2020, do total de 478.010 médicos em atividade no Brasil, 61,3% deles possuíam um ou mais títulos de especialista. Enquanto isso, 38,7% não tinham título em nenhuma especialidade. 

 

Em números absolutos, o Brasil conta com 293.064 médicos especialistas e 184.946 generalistas, resultando em uma razão de 1,58 especialista para cada generalista. 

 

O estudo Demografia Médica no Brasil considera especialista o médico titulado por uma das duas vias legais de especialização: a conclusão de programa de Residência Médica ou a obtenção de título emitido por uma sociedade de especialidade médica. 

 

Neste estudo são consideradas as 55 especialidades médicas oficialmente reconhecidas pela Comissão Mista de Especialidades (CME), composta pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). 

 

O estudo adota o termo “generalista” para designar todo médico sem título de especialista. Neste grupo estão incluídos todos os médicos que concluíram a graduação, mas não cursaram Residência Médica nem obtiveram título em sociedade médica. O mesmo médico pode ter título em mais de uma especialidade. 

 

VESTIBULAR | Vassouras 2023

 

“Conhece-te a ti mesmo”

 

O autoconhecimento é fundamental para escolher a especialidade médica certa para você. Entenda quais são suas habilidades e competências e em quais áreas você se destaca. 

 

Assim, também é importante considerar as preferências pessoais e os objetivos de vida. Por exemplo, se você tem interesse em pesquisas, pode ser mais adequado escolher uma especialidade que tenha um forte componente de pesquisa, como a endocrinologia ou a oncologia.

 

Se não tiver nada em mente, você pode focar em especialidades que possuem menos profissionais. Geralmente é possível encontrar um mercado amplo e diversas oportunidades de emprego nessas áreas de atuação. 

Como lidar com a pressão e fazer boas escolhas 

 

Muitos estudantes de medicina se sentem pressionados a escolher a especialidade mais valorizada ou a que seus pais ou amigos acham mais adequada. É importante lembrar que a escolha da especialidade é pessoal e deve estar alinhada com os seus interesses e habilidades. 

 

É possível que, em algum momento, você perceba que a escolha que fez não era a mais adequada e isso é normal. Você precisa lembrar que sempre é possível mudar de especialidade.

 

Além da pressão externa, muitas vezes o estudante de medicina exerce uma grande pressão sobre si mesmo. A cobrança de obter boas notas, conciliar a rotina de estudos com outras atividades e ser um excelente aluno pode gerar muito estresse. 

 

Para lidar com isso, é importante praticar exercícios mentais, como a meditação, praticar atividades físicas, ter boas noites de sono e uma alimentação balanceada. 

 

As técnicas de relaxamento podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Uma das técnicas mais conhecidas é, sem dúvidas, a yoga. Outras técnicas como a respiração profunda auxiliam no relaxamento muscular progressivo. 

 

 Além disso, é importante dedicar um tempo para atividades que tragam prazer e relaxamento, como ler um livro, assistir a um filme ou ouvir música.

 

Como manter a motivação durante o processo 

 

Após escolher a especialidade médica que mais se encaixa no seu perfil, é importante manter a motivação e a persistência para alcançar seus objetivos. 

 

A escolha da especialidade médica é apenas o primeiro passo, é preciso estudar muito e se preparar para as provas de residência médica, por exemplo. 

 

A especialidade escolhida pode exigir muito esforço e dedicação, mas com determinação e persistência é possível superar os obstáculos.

 

É fundamental também aceitar que errar faz parte do processo de aprendizagem e que a evolução acontece gradualmente. Então, ainda que o seu progresso seja lento, foque em continuar progredindo. E nada de ficar se comparando aos outros, ok?

 

Escolher a especialidade médica certa é um processo que exige muita reflexão, pesquisa e autoconhecimento. É preciso levar em consideração o mercado de trabalho, as habilidades pessoais e as preferências. 

 

É importante lembrar que a escolha não é definitiva e que é possível mudar de especialidade ao longo da carreira. Com motivação e persistência, é possível alcançar os objetivos e se destacar na área escolhida.

Leia também: Quais especialidades médicas pagam melhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?