Como funciona o mercado de trabalho para medicina

Compartilhar:

mercado de trabalho

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Cursar medicina é uma jornada longa e que não envolve apenas os 6 anos de graduação. O tempo de escolha do curso, a preparação para o vestibular, a residência e especialidades médicas também fazem parte desse enorme calendário da construção da profissão. As pessoas escolhem medicina por diversos motivos, entre eles os mais recorrentes são o comprometimento com a saúde das pessoas e a estabilidade financeira que a profissão proporciona. Muitas questões podem parecer nebulosas para muitos que ainda não se decidiram se é esse caminho que desejam seguir. Nesse texto a Melhores Escolas Médicas vai te explicar como funciona o mercado de trabalho para quem cursa medicina.

Confira o texto completo→

 

Após a formação

Após a formação com base de 6 anos em medicina o profissional pode escolher iniciar imediatamente o trabalho de um médico generalista ou aplicar o seu tempo e dinheiro em uma residência médica ou especialização.

Essas especializações no campo da medicina possuem durações diferentes e portanto é preciso calcular o tempo necessário para ser considerado especialista. Colocar na balança seu tempo e investimento é necessário para saber se é isso que deseja.

 

Além disso, existem também as diferenças de salários entre uma especialidade e outra, então é bom ponderar sobre pretensão financeira e vocação.

 

O que é preciso para se especializar?

Para ter o seu título de especialista, você precisa da validação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que atua por meio do Conselho Regional de Medicina (CRM). Para ter a validação, é necessário possuir um destes dois documentos:

 

  • Certificado de conclusão de Residência Médica credenciada pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica);
  • Título de Especialista concedido pela associação ou sociedade brasileira da respectiva especialidade – Associação Médica Brasileira (AMB).

Se tiver os dois, ótimo! Mas um só já é o suficiente.

 

Confira algumas especialidades:

Neurocirurgia

Talvez a especialidade médica mais prestigiada dentro da comunidade de Medicina seja a de neurocirurgia, que dura no mínimo 5 anos e exige bastante dedicação por ser considerada altamente complexa.

Por ser considerada uma especialidade com nível de complexidade alto, temos poucos neurocirurgiões no país. De acordo com a Demografia Médica no Brasil 2020, existem cerca de 3.628 neurocirurgiões, o que equivale a 0,9% dos médicos do Brasil.

 

Ortopedia

Falou ortopedia todo mundo já pensa em osso! Podemos dizer que essa especialidade é tipo duas em uma. Isso porque o profissional habilitado em ortopedia também é habilitado em traumatologia.

E qual a diferença das duas? Te digo agora mesmo. A ortopedia lida com problemas ósseos como, postura, correção e problemas crônicos. Já a traumatologia, é tipo o lado extremo disso. Ela lida com problemas como fraturas decorrentes de acidentes. Conseguiu entender, né?

Ambas vão lidar com o sistema locomotor, que inclui:

  • Ossos;
  • Músculos;
  • Articulações;
  • Ligamentos;
  • Tendões;
  • Nervos. 

Para ser habilitado nessa especialidade, é necessário dedicar mais três anos da sua vida, além dos 6 de medicina, na Residência de Ortopedia e Traumatologia.

 

Cenário da medicina no Brasil

“Faz medicina que não vai faltar emprego”. Você já deve ter ouvido essa frase pelo menos alguma vez na sua vida, mas não é bem assim. Você deve analisar o cenário médico em vários fatores para saber onde você vai se encaixar no mercado de trabalho. E quais são os critérios que você deve olhar com mais cuidado:

 

  • Especialidade
  • Estado
  • Região
  • Capital x Interior

Existem outros critérios, afinal nada é como uma receita de bolo, mas esses pontos são suficientes para entender o cenário onde você está inserido. Atualmente existe uma distribuição muito maior da relação médicos/habitantes nas capitais do que no interior, isso implica diretamente no conceito de oferta e demanda. A região sul é a que mais apresenta essa discrepância.

Esses são pontos essenciais para considerar na hora de avaliar o mercado para a sua futura profissão. Continue dando uma olhada no nosso portal para entender melhor como funciona o mercado para medicina.

 

Gostou do conteúdo sobre mercado de trabalho ? No nosso portal tem várias matérias que podem te interessar. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?